Publicado em: 13/10/2021

Palestra Virtual – Mineração de Processos

O encontro promovido para os alunos da disciplina de Modelagem e Gerenciamento de Processos de Negócio estende-se aos demais interessados por tratar de um tema de grande importância para a área.

Ciência de Processos + Ciência de Dados = Mineração de Processos é o tema do próximo Encontro Virtual que acontecerá no dia 28 de outubro, às 13:30, ministrado pela Profa. Sarajane Marques Peres. A Professora do Instituto de Informática, Lucineia Heloisa Thom, irá promover a palestra baseada no contexto da disciplina “Modelagem e Gerenciamento de Processos de Negócio”, oferecida para alunos em nível de graduação (eletiva) e pós-graduação do INF-UFRGS.

A análise e a melhoria de processos de negócio dependem de modelos de processo que formalizam suas características e evidenciam suas virtudes e fraquezas. Porém, modelos de processo nem sempre estão disponíveis nas organizações. A mineração de processos pode lidar com essa questão prática da vida organizacional.

Unindo os conhecimentos provenientes da ciência de processos com aqueles provenientes da ciência de dados, a mineração de processos analisa logs de eventos produzidos pelos sistemas de informação para descobrir os modelos de processo que descrevem o que está acontecendo na organização, automatizar tarefas de verificação de conformidade e abrir oportunidades de melhorar os processos.

Nesse contexto, a palestra irá tratar sobre como a mineração de processo faz um uso inovador de conceitos sedimentados de administração, estatística e computação quando implementa uma análise de dados que é necessariamente orientada ao processo. Também serão apresentados os conceitos básicos da área, algumas ferramentas que são amplamente usadas na pesquisa científica e aquelas que são chave na inserção de mineração de processos na indústria. Ao final, serão mostrados alguns exemplos do que está sendo feito no Grupo Process Mining @ USP.

A palestrante Sarajane Marques Peres é professora-pesquisadora associada, em regime de dedicação exclusiva, da Universidade de São Paulo. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Inteligência Computacional. É autora do livro didático Introdução à Mineração de Dados com aplicações em R, publicado como parte da Série Elsevier – SBC.

Para acessar a palestra no dia marcado, clique aqui.