Português English
Contato
Publicado em: 19/08/2021

Palestra Virtual – Robotic Process Automation – RPA

No dia 14 de Setembro (terça-feira), às 13:30 a Professora do Instituto de Informática, Lucineia Heloisa Thom, irá promover a palestra “Como potencializar o Capital Humano dentro das empresas com RPA”, ministrada por Paolo Nogueira e Alex Oliveira Abreu e baseada no contexto da disciplina “Modelagem e Gerenciamento de Processos de Negócio”, oferecida para alunos em nível de graduação (eletiva) e pós-graduação do INF-UFRGS.

A disciplina aborda conceitos sobre o Gerenciamento de Processos de Negócio (Business Process Management – BPM), assim como o seu ciclo de vida que inclui as fases de identificação, descoberta, análise, redesenho, implementação, monitoramento e controle, com ênfase na fase de descoberta de processos, onde se estuda a modelagem de processos, através da Notação e Modelo de Processos de Negócio (Business Process Model and Notation – BPMN). Também são estudadas tendências em BPM, uma delas é justamente a Automação de Processos Robóticos (Robotic Process Automation – RPA), tema da palestra convidada.

As transformações dos últimos anos têm impactado diretamente a capacidade de entrega das pessoas. Diante disso, a geração de valor dentro das empresas acaba sendo diretamente impactada. Existem algumas formas de mitigar esta redução de produtividade e até ampliar a capacidade dos seres humanos. O RPA tem como missão entregar este valor adicional ao liberar indivíduos para tarefas mais nobres, as quais necessitam de Capital Humano, ou seja, dos nossos intelectos e insights. Ao automatizar processos manuais, repetitivos e maçantes, temos ganhos expressivos de produtividade, agilidade nos fluxos de valor, redução de custos e, principalmente retrabalho, garantindo o erro zero.

O palestrante Paolo Nogueira é diretor de RPA da BlueShift Brasil, com 15 anos de experiência em Gestão de Pessoas, Projetos e Tecnologia. Black Belt em Lean Sig Sixma, Mestre em Finanças e Gestão Empresarial, além de pós-graduado em Economia com Master Executivo em Gestão. Formado em Engenharia de Produção com especialização em Engenharia Econômica.

O também palestrante Alex Oliveira Abreu é desenvolvedor RPA Sênior, Especialista da área de Processos dentro da BlueShift Brasil. Cursou Redes de Computadores pela UEG, MBA em Governança de TI pelo IPOG e atua na área há mais de 14 anos. Exímio conhecedor de plataformas de automação, atualmente está atuando com Automation Anywhere.

Para acessar a palestra, clique aqui.