Bruno Iochins Grisci, do Instituto de Informática (INF), e Wyllians Borelli, do Instituto de Ciências Básicas da Saúde (ICBS), são os dois pesquisadores da UFRGS selecionados no edital nacional do Instituto Serrapilheira. A chamada recebeu 285 projetos e selecionou 12, que irão receber entre R$ 250 e R$ 500 mil cada para o seu desenvolvimento.
O projeto “Os algoritmos de otimização evolutiva moldam o aprendizado e o comportamento de redes neurais artificiais de forma diferente dos métodos tradicionais?” de Grisci, que tem experiência nas áreas de aprendizado de máquina, meta-heurísticas e bioinformática, irá investigar algoritmos evolutivos como alternativa para o processo de aprendizado de redes neurais artificiais utilizadas em IA. O seu interesse é analisar quais regras, possivelmente compreensíveis por humanos, as redes neurais desses métodos de treinamento estão aprendendo. Para ele, a deep learning, como é chamado esse sistema de conhecimento, é uma das tecnologias mais transformadoras da última década, mas ainda apresenta diversas questões em aberto.
Os recursos obtidos no edital serão investidos em infraestrutura computacional e na oferta de bolsas para pós-graduação. Hoje, dois alunos de mestrado do Programa de Pós-graduação em Computação (PPGC-UFRGS) e um aluno de iniciação científica da Ciência da Computação estão envolvidos na pesquisa.