No âmbito do projeto MW4G (Middleware para Redes de 4a Geração) entre o INF e a Universidade de Coimbra (Portugal), financiado pelo programa Capes-FCT, os pesquisadores Ricardo Silva e André Gomes visitaram o INF nos dias 7 e 8 de dezembro. Os professores João Netto, Luciano Gaspary, Adenauer Yamin (UCPel) e Carlos Eduardo Pereira (vice-diretor da Escola de Engenharia da UFRGS) acompanharam a visita. No dia 7, ministraram duas palestras, no auditório José M. V. de Castinho, sobre os projetos de pesquisa em Redes de Sensores Sem Fio (RSSFs) na Universidade de Coimbra, Portugal. Ricardo Silva apresentou “Tutorial sobre Mobilidade em RSSFs” e André Gomes falou sobre o “Projeto Pulse”. Eles também participaram de reuniões com membros do INF e assistiram à defesa de proposta de tese de Edison Pignaton de Freitas, no dia 8.
Sobre os pesquisadores
O Ricardo é Mestre em Engenharia Informática, grau obtido na Universidade de Coimbra em 2008. No mesmo ano ingressou no Plano Doutoral em Ciências e Tecnologias de Informação, suportado pela mesma instituição. Desde então, no âmbito do doutoramento e dos projetos em que participa, Ricardo tem abordado as áreas de descoberta de nós e serviços e mobilidade em Redes de Sensores Sem Fios.
O André Gomes é aluno do 3º ano de Licenciatura em Engenharia Informática da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra. Desde o seu ingresso no 2º ano da mesma licenciatura que é bolsista de investigação do projecto ICT FP7 GINSENG – Performance Control in Wireless Sensor Networks. Neste momento participa do planeamento e desenvolvimento de uma plataforma de testes no âmbito desse mesmo projeto bem como na especificação inicial de um novo projeto intitulado Pulse.
Resumo do tutorial sobre Mobilidade em RSSFs
A mobilidade em Redes de Sensores Sem Fios (RSSF) tem sido abordada de diversos pontos de vista, com o intuito não só de suportar determinadas aplicações, como também de servir para a manutenção e extensão do tempo de vida dos nós sensores e consequentemente da rede no seu global. Como tal, esta palestra visa apresentar um resumo do estado de arte, seguido de uma análise critica, onde são apresentados de um lado os benefícios da mobilidade e de outro as dificuldades ao seu suporte.
Resumo da Apresentação sobre o Projeto Pulse
O projecto Pulse tem como objectivo desenvolver um produto disruptivo na área de Inteligência de Negócio em tempo real. Este produto visa garantir a existência de informação de negócio atualizada ao segundo que permite a decisores monitorizar em tempo real mudanças dos parâmetros das operações que gerem, permitindo-lhes reagir de forma informada e atempada, maximizando constantemente o retorno obtido do negócio.