Em 2023 o Programa de Pós-Graduação em Computação (PPGC) celebra 50 anos de existência. O PPGC/UFRGS é um dos programas pioneiros na Computação do Brasil e é avaliado com nota máxima (conceito 7) pela CAPES. De acordo com vários rankings acadêmicos, o PPGC consistentemente figura como um dos melhores programas de pós-graduação em Computação do país.
Ao longo de sua história, o PPGC tem formado pesquisadores capacitados para atuação em empresas de alta tecnologia no Brasil e no exterior, assim como docentes, com atuação em universidades de todo o país e do exterior.
Fundação
Diferentemente daquilo que aconteceu em outras áreas do conhecimento, a Computação no Brasil iniciou pela pós-graduação. O PPGC faz parte da primeira geração de programas de pós-graduação em computação do Brasil. A Decisão No 82/72 de 15 de dezembro de 1972 do Conselho Universitário da UFRGS aprovou a criação do Programa, que teve a sua primeira turma de mestrado em 1973.
A criação do PPGC envolveu especialistas em hardware, que na época faziam parte do Instituto de Física da UFRGS, e pessoas com foco em software, vindas do Centro de Processamento de Dados (CPD) da Universidade. Assim, enquanto outros cursos de pós-graduação em computação no Brasil focaram apenas no software, o PPGC abraçou tanto o software quanto o hardware. Essa junção deu origem a uma jornada única e pioneira no desenvolvimento integrado da computação no país.
Pioneirismo
Desde o início de sua história, o PPGC vem desempenhando um papel central na indústria de TI do RS. As primeiras grandes empresas do pólo industrial de tecnologia do Rio Grande do Sul, como Parks e Digicon, encontraram alicerces no PPGC para desenvolver suas tecnologias. A Edisa teve sua equipe técnica formada em grande parte por professores e alunos do Programa. Outras empresas como a Digitel e a Altus foram diretamente criadas por egressos do PPGC.
O primeiro modem para comunicação de dados projetado no Brasil foi concebido nos laboratórios do PPGC, ainda na década de 1970, pelo grupo de pesquisa do saudoso prof. Juergen Rochol. Esse legado foi fundamental para impulsionar a indústria de TI na região Sul do Brasil.
No âmbito acadêmico, professores do PPGC foram responsáveis pela organização das 3 primeiras edições do SEMISH e do SECOMU, eventos centrais que até hoje compõem o Congresso da Sociedade Brasileira de Computação. Professores do Programa também foram responsáveis pela criação de diversos eventos científicos nacionais como o Simpósio Brasileiro de Redes de Computadores e Sistemas Distribuídos (SBRC), Simpósio Brasileiro de Concepção de Circuitos e Sistemas Integrados (SBCCI) e outros. A sede da Sociedade Brasileira de Computação (SBC) é atualmente localizada no Instituto de Informática da UFRGS. Além disso, quatro ex-presidentes da SBC foram professores do PPGC.
Excelência Acadêmica
A pesquisa no PPGC é organizada em 7 áreas de concentração, cobrindo desde o nível mais baixo de Projeto de Sistemas Eletrônicos e Computacionais até o nível mais abstrato da Teoria da Computação, passando por Ciência de Dados e Engenharia de Software, Inteligência Artificial, Redes de Computadores, Sistemas de Computação e Computação Visual. O Programa, portanto, é um dos mais completos e diversos do país, efetivamente desenvolvendo pesquisas em todas as principais áreas da computação.
Professores do PPGC frequentemente organizam ou são convidados como palestrantes em eventos internacionais como o prestigiado Seminário de Dagstuhl, em conferências e workshops, e participam de orientações e de bancas de doutorado no exterior. Também atuam como membros de comitês de programa das mais importantes conferências internacionais, além de atuarem no corpo editorial de periódicos de alto impacto.
O Programa possui destacada produção internacional. Das 385 produções acadêmicas publicadas nos anos de 2021 e 2022, 82% delas foram em veículos internacionais. Considerando-se apenas produções indexadas pelo CSRankings, um dos principais indicadores de excelência acadêmica, nos últimos 10 anos o PPGC/UFRGS figura em segundo lugar dentre todas as instituições da América do Sul.
O trabalho de qualidade desenvolvido no PPGC é constantemente reconhecido por meio de prêmios e distinções. Um exemplo disso é o prêmio CAPES que elege a melhor tese de doutorado em Computação do Brasil. Em 2022, o prêmio de melhor tese foi para o egresso do PPGC Fernando Fernandes dos Santos, orientado pelo Prof. Paolo Rech, pelo trabalho “Understanding and improving the GPU’s reliability by combining accelerated neutron beam experiments and fault simulation”.
Transferência de Conhecimento para a Sociedade
O Programa julga como fundamental demonstrar como a pesquisa desenvolvida pode ser usada para resolver problemas do mundo real. Um exemplo disso é o projeto Mosquitoramento, coordenado pelo Prof. Weverton Cordeiro em conjunto com a Profa. Mariana Mendoza e o Prof. José Rodrigo Azambuja. Este é um esforço de pesquisa multidisciplinar, interinstitucional e inovador que emprega Inteligência Artificial para detectar a presença de mosquitos Aedes Aegypti através do som, além de prever a proliferação dos mesmos em uma determinada região.
Outro destaque é o projeto coordenado pela Profa. Mariana Kolberg em conjunto com o Prof. Renan Maffei em cooperação com a empresa INSTOR que criou a JACI, um robô autônomo de desinfecção de ambientes que utiliza luz UltraVioleta e Névoa Ozonizada para eliminar vírus e bactérias presentes no ar e nas superfícies. Atualmente a JACI autônoma, com algoritmos de navegação e mapeamento inteligentes desenvolvidos pela equipe de robótica do PPGC, está em uso nos hospitais INCOR e Premier, em São Paulo. Além desses exemplos, um esforço coletivo liderado pelo Prof. João Comba, do PPGC, resultou na criação do CORONAVIS, uma ferramenta de análise de dados da COVID-19 que atraiu a atenção da sociedade e foi amplamente mencionada em mais de 20 matérias na imprensa.
Demonstrando seu impacto socioeconômico, o PPGC teve um papel central na criação do Pacto pela Inovação, um projeto de desenvolvimento da cidade de Porto Alegre baseada em uma Aliança formada por UFRGS, UNISINOS, PUCRS e a Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul – FIERGS. A aliança visa a união dos esforços entre a academia e a indústria para o desenvolvimento da região. Um dos responsáveis e idealizadores dessa Aliança foi o Prof. Luís da Cunha Lamb, do PPGC.
Outro exemplo é o trabalho do Prof. Edson Prestes, do PPGC, que vem atuando junto a organizações como ONU e o Fórum Econômico Mundial para desenvolver padrões para o desenvolvimento responsável na área de Inteligência Artificial. Alguns de seus esforços recentes são o padrão IEEE Ontological Standard for Ethically Driven Robotics and Automation Systems (agraciado com o IEEE Emerging Technology Award) e a Recomendação sobre Ética da Inteligência Artificial da UNESCO, que o teve como co-autor, e que foi aprovada por Aclamação pelos 193 Estados Membros da UNESCO em 2021.
Formação de Recursos Humanos
Desde sua criação, o PPGC já formou mais de 1.800 mestres e mais de 400 doutores. Egressos do PPGC têm alcançado uma atuação de destaque nos mais diversos setores da sociedade.
Docentes em Instituições de Ensino Superior (IES): Por ser o mais antigo Programa de Pós-Graduação em Computação da Região Sul, diversos egressos do PPGC são docentes em instituições de ensino e pesquisa da região. Além disso, egressos do PPGC também atuam em universidades do país e do exterior.
Indústria: Há um conjunto expressivo de egressos ocupando posições de liderança em empresas de relevância em empresas que desenvolvem tecnologia de ponta, incluindo Google, Facebook, IBM, Amazon, AMD, Qualcomm, Globo.com, Intel, NVIDIA, Spotify, Uber, dentre muitas outras.
Órgãos Governamentais: Egressos do PPGC ocupam diversas posições ligadas ao governo, em órgãos das esferas municipal, estadual e nacional, majoritariamente, em áreas relacionadas à Tecnologia da Informação. Exemplos de instituições incluem as Forças Armadas, Ministério Público, Prefeituras e Tribunais.
Empreendedorismo: Em muitos casos, egressos do PPGC se tornaram empreendedores, em grande parte graças à parceria com o Centro de Empreendimentos em Informática (CEI/INF/UFRGS). Alguns casos de empreendedorismo de muito sucesso são a AEGRO, empresa que desenvolve software para gestão rural e está presente em mais de 5.000 fazendas no Brasil; MConf, umas das principais ferramentas de videoconferência e trabalho remoto; e inPlace, empresa focada em democratizar o acesso ao aprendizado de lógica e circuitos digitais.
Celebrando os 50 Anos
Uma série de atividades desenvolvidas ao longo de 2023 marcaram os 50 anos do PPGC. Nos dias 05 e 06 de outubro foi realizada a “Escola de Computação – PPGC/UFRGS 50 Anos”, destinada a alunos de graduação, pós-graduação e à sociedade em geral. O evento, que aconteceu presencialmente na uMov.me Arena, na cidade de Porto Alegre, foi uma oportunidade única de discutir temas relevantes no campo da computação e refletir sobre as transformações das últimas cinco décadas. A Escola foi agraciada com o patrocínio da Nelogica e da SDC, além de ter tido o apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).
Outra atividade desenvolvida ao longo de 2023, fruto de uma colaboração entre o PPGC e o PET Computação, foi o “Café com Pesquisa”. O Café consiste em encontros breves e informais, onde os professores do PPGC fazem um “pitch” e conversam com alunos de graduação do Instituto de Informática sobre o que é feito nas mais diversas linhas de pesquisa do Programa. Os encontros têm acontecido uma vez por mês, no ZSpace do Instituto de Informática, e recentemente passaram a contar com o patrocínio e apoio da empresa Poatek.
Para conhecer um pouco mais sobre o PPGC, assista ao vídeo institucional de Comemoração aos 50 anos que conta um pouco sobre a história do Programa:
Uma campanha nas redes sociais do Instituto de Informática, ao longo de 2023, celebrou o impacto do PPGC em diversas frentes, como egressos de sucesso, excelência acadêmica, empreendedorismo, impacto na sociedade, liderança e pioneirismo. Conheça mais sobre o PPGC nos seguindo nas redes sociais Facebook, Instagram, X (Twitter), e LinkedIn.