Português English
Contato
Publicado em: 23/09/2024

Premiações de destaque para membros da comunidade acadêmica

Discentes e docentes do Instituto de Informática da UFRGS brilham em eventos acadêmicos com premiações de destaque.

O Instituto de Informática da UFRGS tem orgulho de anunciar uma série de premiações recebidas por seus discentes e docentes em diversos eventos acadêmicos de renome no primeiro semestre de 2024, destacando a excelência e inovação no campo da pesquisa em informática.

INF-UFRGS Sedia Supersede SUL da Maratona SBC de Programação e Time da UFRGS é Campeão

No dia 30 de agosto ocorreu a Primeira Fase da Maratona SBC de Programação, com 872 times de 223 universidades competindo em sedes por todo o Brasil. O Instituto de Informática da UFRGS sediou a Supersede SUL, que contou com a participação de 36 times em Porto Alegre e Florianópolis. O time [UFRGS] (long long) sizeof Cacetinho, formado pelos estudantes Arthur Hoff, Leo Hardt e Matheus Mews, foi o grande campeão da Supersede SUL, resolvendo 8 problemas e garantindo vaga na Final Brasileira da Maratona. Outros três times do INF-UFRGS também se destacaram, ficando entre os 10 melhores da competição. A Final Brasileira da Maratona será realizada em João Pessoa-PB, de 8 a 10 de novembro, onde os melhores times terão a chance de se classificar para a Final Latinoamericana do ICPC, a etapa internacional do evento.

Primeira Fase da Maratona SBC de Programação (2024).

Primeira Fase da Maratona SBC de Programação (2024).

 

Professora do INF recebe Prêmio durante Congresso da SBC

A Professora Leila Ribeiro, do Instituto de Informática da UFRGS, foi reconhecida com o Prêmio Associado Destaque 2023/2024 durante o Congresso da Sociedade Brasileira de Computação (SBC). Este prêmio prestigioso destaca sua atuação exemplar e liderança na promoção da inclusão da Educação em Computação no currículo da Educação Básica Nacional.

A Prof. Leila Ribeiro tem sido uma figura central na defesa dessa causa, contribuindo significativamente para que a computação seja parte integral da formação dos estudantes desde os primeiros anos escolares. Sua dedicação à educação e à computação tem impactado positivamente a formação de novas gerações, preparando-as para um futuro cada vez mais digital.

A cerimônia de premiação ocorreu em 22 de julho de 2024, durante a abertura do CSBC 2024, em Brasília – DF. Parabenizamos a Prof. Leila Ribeiro por essa merecida conquista, que reflete sua contínua contribuição para o avanço da educação em computação no Brasil.

Professora Leia Ribeiro recebendo prêmio Associado Destaque (2023/2024).

 

Professor do INF reconhecido por sua atuação acadêmica

O professor Ricardo Augusto da Luz Reis, do Instituto de Informática, foi reconhecido com diversos prêmios por sua atuação acadêmica. Ele recebeu o 2023 Best Associate Editor Award da IEEE Circuits and System Magazine, o principal periódico da IEEE CASS, com fator de impacto de 6,9. Este prêmio destaca sua meticulosidade, pontualidade e dedicação em manter e elevar a qualidade técnica dos periódicos da CASS.

2023 Best Associate Editor Award da IEEE Circuits and System Magazine

Além disso, Ricardo foi selecionado como IEEE CEDA Distinguished Lecturer para o período de agosto de 2024 a dezembro de 2025, sendo um dos quatro palestrantes escolhidos globalmente. Como Distinguished Lecturer, ele poderá ser convidado a ministrar palestras em qualquer parte do mundo, com os custos de viagem e estadia cobertos pela IEEE CEDA.

O artigo “Energy-Efficient Design of Approximate VVC Interpolation Filters Units”, de autoria de Rafael da Silva, Mateus Grellert e Ricardo Reis, foi premiado com o Amar Mukherjee Best Paper Award no IEEE Computer Society Annual Symposium on VLSI, realizado de 1 a 3 de julho em Knoxville, EUA. O artigo foi apresentado pelo professor Ricardo Reis, que também atuou como Keynote Speaker do evento, onde proferiu a palestra “Some Trends in SoC Power Optimization”.

Prof. Ricardo Reis recebendo premiação de Best Paper Award no ISVLSI (Arquivo Pessoal).

 

Egresso do INF e PPGC e atual docente do INF recebe prêmio por sua tese de doutorado

Bruno Iochins Grisci, professor do Instituto de Informática, foi agraciado com o “Prêmio Jovem Bioinformata” por sua tese de doutorado intitulada “Knowledge discovery in biological tabular data through machine learning interpretability and visualization”, defendida em 2023 sob a orientação do Prof. Márcio Dorn, no Programa de Pós-Graduação em Computação do INF.

O Prêmio Jovem Bioinformata, concedido pela Associação Brasileira de Bioinformática e Biologia Computacional (AB3C), reconhece as melhores teses de doutorado e dissertações de mestrado na área de Bioinformática no Brasil, considerando trabalhos defendidos entre 1º de abril de 2023 e 31 de março de 2024. Os critérios de avaliação incluem os resultados científicos e tecnológicos alcançados, bem como o impacto potencial na sociedade e no estado da arte em Bioinformática. Bruno recebeu o prêmio no dia 13 de junho, durante o X-Meeting 2024, realizado em Salvador, Bahia.

Apresentação durante o X-Meeting 2024. (Imagem: Bruno Grisci / LinkedIn)

 

INF-UFRGS é destaque em painel sobre cooperação científica entre América Latina e Europa

Em painel sobre cooperação científica entre América Latina, Caribe e Europa em arquiteturas computacionais de alto desempenho, o Prof. Philippe Navaux, do INF e PPGC, destacou o papel do instituto no cenário global.  Durante sua participação, o Prof. Navaux apresentou as contribuições do INF e do PPGC para a pesquisa internacional e a formação de profissionais de excelência, ressaltando como a cooperação internacional é essencial para manter o elevado padrão acadêmico e científico do instituto. Ele mencionou que o INF-UFRGS tem sido um parceiro ativo em diversos projetos e reforçou a importância de iniciativas conjuntas para fomentar avanços em sistemas de paralelismo e distribuição. O evento, conduzido por Carlos J. Barrios Hernandez (SC3-UIS, Colômbia/SCALAC), reuniu pesquisadores como Jesus Carretero (UC3M, Espanha) e Pascal Bovry (Universidade de Luxemburgo) para discutir futuras colaborações e reforçar a posição do INF-UFRGS no cenário global.

Prof. Philippe Navaux destacando o papel do INF e PPGC na formação de pesquisadores de excelência durante o Painel.

Prof. Philippe Navaux destacando o papel do INF e PPGC na formação de pesquisadores de excelência durante o Painel.

 

Pesquisadores do INF-UFRGS são destaque em competição sobre clima

Pesquisadores e alunos do INF-UFRGS conquistaram o primeiro lugar na Hacktoon da Solidariedade Climática (HSClima) com a plataforma “É Verdade Isso?”. A competição, promovida pela Universidade Federal de Santa Maria em parceria com a Sociedade Brasileira de Computação (SBC), buscou incentivar o desenvolvimento de websites inovadores para enfrentar catástrofes ambientais. A equipe vencedora, composta por Dr. Muriel Figueredo Franco, Dr. Eder John Scheid e o mestrando Arthur Vinícius Camargo, criou uma ferramenta que usa inteligência artificial e assinaturas digitais para identificar e desmentir informações falsas durante desastres naturais. A plataforma permite que usuários verifiquem a veracidade de mídia e textos, e seu código-fonte está disponível para colaboração no GitHub.

Hacktoon da Solidariedade Climática (HSClima).

 

Docente integrará grupo sobre IA Responsável no Dominio Militar

Prof. Edson Prestes (Arquivo Pessoal).

O Ministério das Relações Exteriores da Holanda convidou o Prof. Edson Prestes para integrar o Grupo Consultivo de Especialistas da Comissão Global sobre IA Responsável no Domínio Militar. A Comissão, anunciada no International REAIM Summit em Haia, em fevereiro de 2023, visa promover a consciência e a coerência política no uso de IA militar. O grupo, composto por cerca de 40 especialistas em IA, ética, direito e governança, contribuirá para a elaboração de um relatório estratégico para orientar o desenvolvimento de normas fundamentais na área.