O grupo Graphics, Visualization and Interaction Lab, do Instituto de Informática da UFRGS recebeu o prêmio Best 3DUI Contest, com o trabalho “Collaborative 3D Manipulation using Mobile Phones”, no IEEE Symposium On 3D User Interfaces, que ocorreu em Greenville, South Carolina, nos dias 19 e 20 de março.
A equipe foi liderada pelo prof. Anderson Maciel, e composta pela profa. Luciana Nedel, pelo mestre e doutorando do PPGC Jerônimo Grandi, pelo mestrando do PPGC Iago Berndt, e pelo mestre pelo PPGC e doutorando da EPFL (Suíça) Henrique Debarba.
A solução proposta pelo grupo foi a grande vencedora. O problema consistia em projetar e implementar uma interface colaborativa (mais de um usuário simultaneamente) para manipular (transladar, dimensionar e rotacionar) um cubo virtual, através de túneis escavados em um muro. É um problema fundamental da área, uma vez que soluções eficientes terão inúmeras aplicações práticas no futuro. As regras completas da definição do problema podem ser encontradas no: http://3dui.org/contest
A solução é composta por um aplicativo Android e um ambiente virtual 3D construído na Unity3D. Os usuários, munidos do seu smartphone e com o aplicativo instalado realiza ações gestuais através de sensores do smartphone. O app envia pela rede os dados processados ao servidor que controla o ambiente virtual. As ações são então traduzidas em transformações sobre o cubo que está sendo manipulado. A estratégia dá poderes iguais para um número ilimitado de usuários conectados simultaneamente, que devem negociar seus papéis na condução do cubo.
A solução vencedora pode ser vista no vídeo: clique aqui
Veja artigo: clique aqui
As demais propostas de solução apresentadas ao 3DUI Contest 2016 podem ser vistas: clique aqui
O grupo participou pela quarta vez de uma edição do 3DUI Contest, e os vídeos podem ser vistos:
2014: clique aqui
2011: clique aqui
2010: clique aqui