Publicado em: 30/07/2021

Prêmio Elon Lages Lima

A Comissão Julgadora da 2ª Edição do Prêmio Elon Lages Lima, sediado pela Sociedade Brasileira de Matemática Aplicada e Computacional (SBMAC), definiu que a obra vencedora foi o livro Álgebra Geométrica e Aplicações, de autoria de Leandro Augusto Frata Fernandes, Carlile Lavor e o Prof. Titular do INF Manuel Menezes de Oliveira Neto.

Leandro Fernandes fez mestrado e doutorado no PPGC do INF. Sua tese de doutorado On the Generalization of Subspace Detection in Unordered Multidimensional Data, defendida em 2010, foi desenvolvida integralmente utilizando Álgebra Geométrica. Esta experiência motivou, alguns anos depois, a preparação do livro que foi publicado pela SBMAC em 2017. O livro pode ser obtido gratuitamente clicando aqui.

Carlile Lavor é Prof. Titular, desde 2015, do Instituto de Matemática, Estatística e Computação Científica (IMECC – UNICAMP).

A Comissão Julgadora foi formada por Elizabeth Wegner Karas, Jayme Luiz Szwarcfiter, João Frederico da Costa Azevedo Meyer, Jorge Herbert Soares de Lira e Paulo Cézar Carvalho. A premiação será realizada durante o XL Congresso Nacional de Matemática Aplicada e Computacional a ser realizado de forma virtual entre os dias 13 a 17 de setembro de 2021.

Em seu parecer, a Comissão se refere à obra vencedora como “Um livro exemplar no que promove de integração entre temas diferentes da Matemática e desses com aplicações relevantes. Pelo seu tratamento, que combina rigor na exposição sem descuidar das aplicações, que mescla temas de pesquisa ativa (em aspectos “puros” e “aplicados”) a implementações computacionais, o livro é um exemplo bem acabado da prolífica interação entre os aspectos da Matemática representados pelas duas Sociedades”.