O prof. Daltro José Nunes, do INF, foi convidado para compor a Comissão Assessora da área de Computação do ENADE 2011. As Comissões Assessoras de Área, entre outras atribuições, a partir deste ano, terão também o papel de orientação e assessoramento técnico aos docentes selecionados pelo Inep como elaboradores e revisores técnico-pedagógicos de itens. Não elaborarão questões para a prova, mas atuarão no acompanhamento dos processos de capacitação, revisão e homologação de itens que passarão a integrar o banco de itens da respectiva área ou CST. A partir desse banco de itens aprovados, o Inep irá compor a prova a ser aplicada no ENADE.
O convite foi peito pela Presidenta do Inep, Malvina Tânia Tuttman, pela Diretora de Avaliação da Educação Superior, Claudia Maffini Griboski, e pelo Coordenador-Geral do Enade, Webster Spiguel Cassiano.
INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA
Diretoria de Avaliação da Educação Superior
Coordenação-Geral do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes
Setor de Rádio e TV Sul 701 – Quadra 3 – Bloco M – Ed. Dário Macedo – 4o andar CEP: 70340-909 -Asa Sul – Brasília – DF
Assunto: Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes – Enade 2011
Senhor Professor DALTRO JOSÉ NUNES, (COMISSÃO ASSESSORA DE COMPUTAÇÃO)
Nos termos do art. 1o da Portaria Normativa MEC no 8, de 15/04/2011, o Enade 2011 avaliará o desempenho dos estudantes dos cursos que conferem diploma de: bacharel em Arquitetura e Urbanismo e Engenharia; bacharel ou licenciatura em Biologia, Ciências Sociais, Computação, Filosofia, Física, Geografia, História, Letras, Matemática e Química; licenciatura em Artes Visuais, Educação Física, e Música e Pedagogia; e tecnólogo em Alimentos, Construção de Edifícios, Automação Industrial, Gestão da Produção Industrial, Manutenção Industrial, Processos Químicos, Fabricação Mecânica, Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Redes de Computadores e Saneamento Ambiental.
Sobre a realização do Exame, a Portaria Normativa no 40, de 12/12/2007, em sua atual redação, determina que: “O ENADE será realizado pelo INEP, sob a orientação da CONAES e contará com o apoio técnico de Comissões Assessoras de Área.” (art, 33-D, §1o, grifo nosso).
Em cumprimento à legislação, portanto, estamos iniciando os procedimentos para a designação das comissões assessoras das áreas e cursos superiores de tecnologia (CST) a serem examinados neste ano. Tem sido praxe do INEP buscar contato inicialmente com os membros das Comissões do Exame anterior, neste caso, Enade 2008. Constitui-se intuito desse contato resgatar o importante trabalho já realizado e promover a continuidade dos processos de construção de diretrizes e matrizes para as provas, respeitados os ciclos do SINAES, nos termos das normas vigentes.
Diante do exposto, consultamos Vossa Senhoria quanto ao seu interesse em compor a relação de indicados para integrar a Comissão Assessora de sua área no Enade 2011. Imprescindível esclarecer que caberá ao INEP definir posteriormente a composição final da Comissão.
Com o objetivo de orientar sua resposta a esta consulta, solicitamos de Vossa Senhoria observar os critérios prévios abaixo:
– Titulação de Doutor, admitida a possibilidade de Mestres ou Especialistas em casos específicos;
– Lecionar atualmente na graduação e ter experiência mínima de três anos nessa atividade;
– Não exercer, atualmente, cargos de chefia no MEC, CAPES, FNDE ou INEP;
– Ter reputação ilibada;
– Não ter pendências junto às autoridades tributárias e previdenciárias;
Importante destacar que o art. 33-D, § 2o da Portaria Normativa no 40, de 12/12/2007, em sua atual redação, determina, que: “O ENADE constituirá um banco de itens, elaborados por um corpo de especialistas, conforme orientação das Comissões Assessoras de Área, para composição das provas do ENADE.”
Para constituir o banco de itens (ou questões), o INEP selecionará professores, com base em um cadastro nacional de docentes, que serão responsáveis pela elaboração e revisão dos itens que comporão as provas do ENADE.
Assim, a partir deste ano, as Comissões Assessoras de Área deverão exercer também o papel de orientação e assessoramento técnico aos docentes selecionados pelo INEP como elaboradores e revisores técnico-pedagógicos de itens. As Comissões não elaborarão questões para a prova, mas atuarão no acompanhamento dos processos de capacitação, revisão e homologação de itens que passarão a integrar o banco de itens da respectiva área ou CST. A partir desse banco de itens aprovados, o INEP irá compor a prova a ser aplicada no ENADE.
As Comissões Assessoras de Área terão as seguintes atribuições:
I – Participar de, no mínimo, quatro reuniões do Enade 2011, conforme cronograma de atividades estabelecido pelo Inep;
II – Cumprir os prazos e atividades estabelecidos pelo Inep;
III – Manter sigilo sobre as informações obtidas em função das atividades realizadas, assim como dos materiais produzidos nas reuniões;
IV – Elaborar as diretrizes e as matrizes de prova para a avaliação dos cursos;
V – Acompanhar o processo de capacitação de elaboradores e revisores técnico-pedagógicos de itens;
VI – Acompanhar a revisão técnico-pedagógica de itens elaborados para o BNI;
VII – Indicar para homologação os itens que integrarão o BNI;
VIII – Quando solicitado pelo Inep, analisar, após aplicação do Enade 2011, o gabarito preliminar dos itens de múltipla-escolha e os padrões de respostas dos itens discursivos;
VIII – Propor o aprimoramento da avaliação através da elaboração do Relatório Final da Comissão Assessora;
IX – Quando solicitado pelo Inep, representar a respectiva Comissão Assessora de Área em eventos, cursos e palestras que tratem do Enade 2011.
O INEP entende que a participação das Comissões no acompanhamento das fases de capacitação, revisão e homologação é de fundamental importância, pois aqui se pode garantir a adequada convergência do instrumento de avaliação a ser aplicado aos estudantes com os objetivos traçados nas diretrizes e matrizes da prova elaboradas pelas próprias Comissões para as respectivas áreas e CST.
Como se pode inferir, a atuação das Comissões será ampliada. Diante desse novo cenário, o critério de disponibilidade é fundamental para o INEP, a saber:
– Disponibilidade para participar de pelo menos quatro reuniões técnicas ao longo de 2011 e das oficinas de elaboração de itens para o BNI, conforme calendário a seguir.
|
Atividade |
Mês provável |
|
Reuniões técnicas para elaboração de diretrizes e matrizes para a Prova (2 dias de duração) |
julho |
|
Capacitação de elaboradores e revisores de itens do BNI (2 dias) |
agosto |
|
Banco de itens – Assessoramento técnico durante as oficinas de revisão de itens (4 a 5 dias de duração) verificar disponibilidade |
agosto |
|
Reuniões técnicas para análise do relatório de correção amostral das questões discursivas (1 dia de duração) |
21 de novembro a 16 de dezembro |
|
Reuniões técnicas para elaboração do relatório final da Comissão (2 dias de duração) |
Após a divulgação dos resultados do Enade 2011 |
Devido aos exíguos prazos que envolvem a realização do Enade 2011, solicitamos a gentileza de confirmar sua resposta imediata, para o seguinte contato: Ana Maria de Gois Rodrigues; e-mail:
Informamos que a designação das Comissões Assessoras de Área se dará oportunamente, por meio de Portaria da Presidência do Inep.
Em tempo, colocamo-nos à disposição para prestar eventuais esclarecimentos nos seguintes contatos: Ana Maria de Gois Rodrigues (61 2022-3456; ), Rosangélica Thomaz de Sousa Maya (61 2022-3464; ) ou Rosa Mara Santos Cassis (61 2022-3458; ).
Brasília, 05 de julho de 2011.
Atenciosamente,
Malvina Tânia Tuttman
Presidenta do INEP
Claudia Maffini Griboski
Diretora de Avaliação da Educação Superior
Webster Spiguel Cassiano
Pesquisador-Tecnologista em Informações e Avaliações Educacionais
Coordenador-Geral do Enade
Atenciosamente,
Ana Maria de Gois Rodrigues
Coordenadora das Comissões do Enade – ENADE
Diretoria de Avaliação da Educação Superior – DAES
Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira – INEP
Tel.: (61)2022-3456