Publicado em: 16/05/2023

Prof. e alunos do INF são agraciados com prêmio internacional

Prof. Alberto e alunos do INF são agraciados com o Best Student Paper Award no IEEE/IFIP NOMS 2023 com uma solução inovadora para acelerar o treinamento de modelos de machine learning é reconhecida em conferência internacional

No 36º International Symposium on Integrated Network Management do IEEE/IFIP (NOMS 2023), que ocorreu de 8 a 12 de maio em Miami, nos Estados Unidos, o Professor Alberto Egon Schaeffer-Filho, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), juntamente com seu aluno Diego Cardoso Nunes, recebeu o prestigioso Best Student Paper Award. O prêmio é concedido anualmente ao melhor artigo escrito e apresentado por um aluno na conferência.

O artigo premiado, intitulado “Serene: Handling the Effects of Stragglers in In-Network Machine Learning Aggregation“, apresenta uma solução inovadora para acelerar o treinamento de modelos de machine learning distribuídos. O trabalho foi desenvolvido por Diego Cardoso Nunes, aluno de graduação do 4º semestre do curso de Ciência da Computação (CIC) da UFRGS, sob a orientação do Prof. Alberto, com a colaboração dos alunos Ricardo Parizotto, doutorando, e Bruno Coelho, mestrando, ambos do Programa de Pós-Graduação em Computação (PPGC) da UFRGS.

A solução proposta, denominada Serene, visa contornar os efeitos de trabalhadores lentos, conhecidos como “stragglers“, que podem prejudicar o treinamento distribuído de modelos de machine learning. O Serene coordena os trabalhadores de machine learning para cooperar com um switch programável, utilizando uma abordagem de sincronização híbrida. Além disso, o artigo também apresenta uma estrutura de dados eficiente para gerenciar a sincronização, contribuindo para um treinamento mais rápido e eficaz.

O reconhecimento no IEEE/IFIP NOMS 2023 é especialmente gratificante, uma vez que a conferência é considerada um dos principais fóruns da IEEE Communications Society para o intercâmbio técnico nas áreas de gerenciamento de redes de computadores e tecnologia de comunicação. O evento reúne pesquisadores de renome internacional, tornando a conquista ainda mais significativa para a UFRGS e o INF/PPGC.

O Prof. Alberto expressou sua satisfação ao receber o prêmio, destacando o papel importante que a UFRGS e o PPGC têm desempenhado no cenário de pesquisa mundial. Ele enfatizou que a motivação para desenvolver um trabalho de alta qualidade está diretamente ligada à busca por destacar a universidade e o programa de pós-graduação no contexto internacional. “Foi gratificante receber o prêmio no IEEE/IFIP NOMS 2023 por se tratar de uma das principais conferências na área de gerência de redes de computadores, e contar com pesquisadores de todo o mundo. Ajudar a UFRGS e o INF/PPGC a assumirem um papel de destaque no cenário de pesquisa mundial é uma das razões que nos motivam a desenvolver um trabalho de alta qualidade”, comenta o Prof. Alberto.