A IEEE Standards Association lançou, no mês de abril, a Iniciativa Global na área de Sistemas Autônomos ( The Global Initiative for Ethical Considerations in the Design of Autonomous Systems.) A iniciativa é parte de um esforço amplo da IEEE que visa discutir os aspectos éticos que devem ser considerados no desenvolvimento de novas tecnologias. Ela conta com a participação de um grupo de pesquisadores de renome internacional nas diversas áreas que impactam direta e indiretamente o campo dos sistemas autônomos como, por exemplo, robótica, inteligência artificial, filosofia, direito, economia, saúde, engenharia, política, etc. O resultado da iniciativa incluirá projetos de padronização, certificação, códigos de conduta, entre outros.
Atualmente ela é organizada em quinze comitês, que incluem:
– Law que foca nos aspectos legais relacionados ao desenvolvimento e uso de sistemas inteligentes e autônomos;
– Individual/Personal Data Control que foca nos problemas relacionados à privacidade dos dados pessoais usados/coletados pelos sistemas inteligentes;
– How to Imbue Ethics/Values into Autonomous and Intelligent Systems que foca em como definir e incorporar valores éticos em sistemas autônomos;
– Reframing Lethal Autonomous Weapons Systems que foca no desenvolvimento de metodologias e ferramentas para garantir a intervenção humana no controle de robôs; e em aspectos de segurança na tomada de decisões, etc.
– Affective Computing que discute o impacto da tecnologia no indivíduo e na sociedade onde estão inseridos;
O professor Edson é membro dos comitês Affective Computing e How to Imbue Ethics/Values into Autonomous and Intelligent Systems, junto com pesquisadores como Ronald Arkin, Rosalind Picard, Wendell Wallach, Francesca Rossi, Raja Chatila e Richard Mallah.
A primeira reunião face-to-face ocorreu recentemente no Fórum Mundial em Haia no dia 28/08. Nesta reunião foram discutidos os trabalhos desenvolvidos em cada comitê. É esperado que no início de dezembro de 2016, um documento contendo as guidelines para o desenvolvimento de sistemas autônomos seja disponibilizado à comunidade internacional. Este documento irá apresentar um conjunto de questões e recomendações que balizarão o desenvolvimento global dos sistemas autônomos.
Para saber mais sobre esta iniciativa acesse: http://standards.ieee.org/develop/indconn/ec/ec_bios.pdf