Português English
Contato
Publicado em: 01/03/2020

Prof. Edson Prestes recebe convite da UNESCO

A diretora da entidade o convidou para fazer parte do Ad Hoc Expert Group on Ethics and AI.

No dia 25 de fevereiro, o Professor Associado do Instituto de Informática da UFRGS, Edson Prestes, recebeu o convite da Diretora Geral da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), Audrey Azoulay, a integrar o Ad Hoc Expert Group on Ethics and AI. Este grupo dará suporte a elaboração um instrumento normativo internacional que irá converter o consenso sobre Ética e Inteligência Artificial em uma lei internacional. O objetivo final é que esta lei seja adotada pelos Estados Membros da UNESCO até o final de 2021.

A UNESCO, que atua nas áreas da Educação, Ciências Naturais, Ciências Humanas e Sociais, Cultura e Comunicação e Informação, tem uma longa tradição nestes tipos de instrumentos, como exemplo, podemos citar Universal Declaration on the Human Genome and Human Rights, elaborada em 1997.

Com vasta experiência no que tange o campo da conduta ética para Robótica e Automação, o Prof. Edson acredita que “é bem provável que seja necessário realizar algumas discussões sobre o assunto na UFRGS para o amadurecimento de questões pertinentes ao tema” comenta o Professor, convidando todos os interessados a participar. Em breve divulgaremos mais informações a respeito.