Português English
Contato
Publicado em: 07/09/2021

Agência Internacional de Energia Atômica (IAEA) convida Prof. Edson Prestes

Prof. Edson Prestes recebe convite para dar uma palestra e participar do grupo de trabalho em Ética em IA na reunião técnica da Agência Internacional de Energia Atômica (IAEA).

Entre os dias 25 a 29 de outubro de 2021, a IAEA irá promover uma Reunião Técnica de forma virtual sobre Inteligência Artificial para Tecnologia Nuclear e Formulários. O Prof. Edson Prestes recebeu um convite para ministrar uma palestra no Grupo de Trabalho de Ética, devido os seus trabalhos desenvolvidos na ética das tecnologias de IA, ética da ciência e tecnologias nucleares e outros trabalhos relevantes no filosofia, sociologia ou ética da ciência e tecnologia.

O objetivo do encontro é fornecer um fórum internacional e transversal para discutir, identificar e promover cooperação em aplicações de IA, metodologias, ferramentas e infraestrutura habilitadora que têm o potencial de avanço da ciência, tecnologia e aplicações nucleares.

O resultado da reunião será um relatório resumindo o estado da arte, delineando desafios e identificando oportunidades para realizar o enorme potencial da IA ​​no campo nuclear para ajudar no progresso em direção aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas.

O relatório servirá como um roteiro de ideias e oportunidades onde a IAEA pode ter um papel de apoio e transformador na ajuda progresso em direção à realização dos impactos transformadores da IA ​​na ciência, tecnologia e formulários.

O foco do Grupo de Trabalho de Ética é estabelecer uma nova sub-disciplina de ética aplicada com um escopo que abrange a ética da IA ​​e a ética da ciência, tecnologia e aplicações nucleares. Em outras palavras, o foco de o Grupo de Trabalho está destacando e sugerindo maneiras de mitigar as preocupações éticas que surgem quando a IA as aplicações são pesquisadas, projetadas, desenvolvidas, implantadas ou usadas no campo nuclear.

O objetivo geral é ver o estabelecimento deste novo domínio da ética aplicada como uma primeira contribuição para o cumprimento do objetivo de estabelecendo a ética em seu devido lugar como um capacitador crítico de pesquisas e aplicações científicas, em oposição ao seu status atual como um add-on após o desenvolvimento ou implantação de tecnologia.

A necessidade de estabelecer e afirmar continuamente que este papel para a ética é agora urgente, dadas as preocupações sobre a segurança da humanidade e a ambiente e ecossistemas no contexto dos avanços científicos e tecnológicos atuais.

Mais informações sobre a reunião estão disponíveis aqui.