Português English
Contato
Publicado em: 09/05/2012

Prof. Flávio Wagner na missão para o Reino Unido

O prof. Flávio Rech Wagner, Diretor do Parque Científico e Tecnológico da UFRGS, e a Profa. Liane Hentschke, Secretária de Relações Internacionais, representando o Reitor da Universidade, Carlos Alexandre Netto, participam da missão para o Reino Unido, organizada pela AGDI – Agência Gaúcha de Desenvolvimento e Promoção de Investimento. O Governador do Estado, Tarso Genro, diversos Secretários de Estado, outros representantes do governo, da FIERGS, de universidades, de outras entidades e de empresas compõem a delegação que conta com mais de 50 pessoas.

Além de fazer contatos e divulgar a excelência da UFRGS e do INF – bem como o fortalecimento institucional junto ao Governo e ao setor empresarial do Estado, a missão está trazendo importantes experiências que poderão ser aproveitados no aperfeiçoamento de nossas atividades de incubação e empreendedorismo.

Para a UFRGS, a missão tem como objetivo a assinatura de dois acordos de cooperação, a participação no seminário “Doing Business no RS”, promovido pela AGDI, e a realização de visitas técnicas.

Na abertura do seminário, foram assinados os acordos da UFRGS com o Conselho Britânico e com o National Institute for Biological Standards and Control (NIBSC), este em parceria com o Instituto de Pesquisa em Células Tronco (IPCT). O próprio Governador Tarso Genro assinou como testemunha deste segundo acordo. Já o Conselho Britânico terá a UFRGS como a principal parceira da Região Sul, onde projetos culturais, acadêmicos e de ensino do idioma inglês serão priorizados. Além disso, o Conselho Britânico vai incluir a UFRGS na rede de universidades e instituições de pesquisa que possui com mais de 120 países.

Além das assinaturas, a Profa. Liane participou da reunião e cerimônia de assinatura de um outro acordo, entre o Governo do Estado e a empresa britânica BG, da área de óleo e gás. Nesta reunião, os dirigentes da BG mencionaram a importância da UFRGS como parceira do que eles consideram o maior projeto de pesquisa da BG no Brasil. Este projeto é coordenado pela Profa. Karin Goldberg, do Instituto de Geociências da UFRGS.

Durante o seminário “Doing Business in RS”, no dia 8 à tarde, foram feitas apresentações das potencialidades do Estado por representantes do Governo (Sr. Marcus Coester, da AGDI), da FIERGS (Sr. Ricardo Felizzola) e da academia. Em nome desta, o Prof. Flávio Wagner fez a apresentação intitulada “Education, Research and Technology Parks in Rio Grande do Sul”. Na sequência das apresentações foram realizadas cinco sessões paralelas de discussão de possibilidades de parcerias e investimentos, por exemplo, nas áreas de energia, indústria naval, indústria farmacêutica e indústria criativa (com foco em tecnologias móveis).

No dia 9, pela manhã, o Prof. Flávio participou de visita ao Ravensbourne College (http://www.rave.ac.uk/), uma instituição de ensino superior dedicada a diferentes setores da indústria criativa, como moda, design e mídias. Todo o ensino de Ravensbourne é completamente digitalizado e os espaços físicos são completamente flexíveis, favorecendo enormemente o trabalho em grupo, a criatividade e a multidisciplinaridade – ambientes muito grandes são constantemente (re)transformados em salas de aula, de reuniões , de laboratório de estudo e mesmo de empresas incubadas, sem divisórias. Em todos os cursos há um forte componente de fomento ao empreendedorismo .

No dia 9, à tarde, o Prof. Flávio participará de visita à Tech City (http://www.techcityuk.com/), uma instituição destinada ao empreendedorismo nas áreas tecnológica e da indústria criativa. No dia 10, em Aberdeen, na Escócia, o Prof. Flávio participará do seminário que discutirá possibilidades de cooperação na área de óleo e gás.