Português English
Contato
Publicado em: 19/09/2019

Prof.º Lisandro Granville no CaféTECH dia 01/10

Evento no dia 01/10 na SOFTSUL com o Prof.º do INF Lisandro Granville.

No dia 1º de outubro às 8h30min, o Prof.º do INF Lisandro Granville participará do CaféTECH na SOFTSUL – Associação do Rio Grande do Sul, sem fins lucrativos, que congrega as empresas desenvolvedoras de software (Rua Padre Chagas, 79, conj. 802, Moinhos de Vento Porto Alegre, RS). O CaféTECH é um encontro que reúne especialistas em tecnologia para debater temas atuais e importantes para a concepção de novos negócios digitais. O evento é por adesão e realizado mensalmente em parceria com o Instituto de Informática da UFRGS.

Tema:  Blockchain e Smart Contracts – Fundamentos e Oportunidades

As tecnologias the blockchain e smart contract têm chamado muito a atenção da indústria e comunidade científica por apresentares oportunidades de negócio e pesquisas bastante disruptivas. Nascidas em especial no contexto de cripto-moedas, blockchains e smart contracts são tecnologias que de fato habilitam inovações em diversas aplicações e serviços em tecnologias da informação e comunicação (TICs). Neste encontro, revisaremos os fundamentos mais importantes que formam a base de blockchain e smart contracts, de uma forma didática e direta. A seguir, exemplo do uso destas tecnologias são apresentados, bem como o ferramental atualmente disponível para se criar soluções baseadas em blockchains e smart contracts. Por fim, serão discutidas oportunidades futuras para estas tecnologias, em contexto nacional e internacional

Moderador: Lisandro Granville é doutor em Computação pela UFRGS e professor titular do Instituto de Informática da mesma instituição, atuando junto ao grupo de Redes de Computadores. Foi presidente da Sociedade Brasileira de Computação (SBC), coordenador do comitê em gerência de redes da IEEE (CNOM) e co-coordenador do grupo de pesquisa em gerência de redes do IETF (NMRG). Orienta dissertações de mestrado e teses de doutorado no uso de blockchains e smart contracts em redes de computadores com suporte à NFV (network functions virtualization) e em marketplaces the funções de redes.

As inscrições podem ser realizadas aqui.