Português English
Contato
Publicado em: 16/10/2020

Profa. Ana Bazzan recebe o Prêmio Pesquisador Gaúcho 2020

A Profa. Bazzan será agraciada como pesquisador destaque nas áreas de Matemática, Estatística e Computação em evento que será realizado dentro da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia promovida pelo MCTI.

A Professora Titular do Instituto de Informática da UFRGS, Dra. Ana Lucia Cetertich Bazzan, será agraciada com o Prêmio Pesquisador Gaúcho 2020, como pesquisadora destaque nas áreas de Matemática, Estatística e Computação.

Os premiados foram definidos a partir da análise de 156 indicações feitas por instituições de pesquisa, ensino, empresas e institutos para 12 categorias de premiação. Este é o maior número de indicações de todas as edições do Prêmio. Os agraciados são pesquisadores que se destacaram por fazerem uma carreira brilhante na pesquisa científica, contribuindo significativamente em uma das seguintes áreas do conhecimento: Ciências Agrárias; Ciências Biológicas; Ciências da Saúde; Engenharias; Ciências Humanas e Sociais; Física e Astronomia; Matemática, Estatística e Computação e Química. O tema desta 10ª edição do prêmio é “Inteligência Artificial: a nova fronteira da Ciência Brasileira”. Por isso, a distinção vai reconhecer também uma pesquisa alusiva à Semana Nacional de Ciência e Tecnologia definida pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações – MCTI.

Em uma conversa descontraída, a Profª Ana Bazzan relembra sua trajetória como pesquisadora e conta que na época em que ingressou no mestrado no final da década de 1980 o que “estava na moda – mais ou menos como agora está ocorrendo com redes neurais profundas – eram os sistemas especialistas”, que nada mais é do que um sistema que extrai de um especialista em um domínio (por exemplo um médico ou um advogado) um conhecimento e o coloca em um sistema. Depois, o usuário do sistema pode consulta-lo para, por exemplo, dizer quais sintomas têm e ver o que o sistema diagnostica. Isso a fez se apaixonar por inteligência artificial.

“É um momento difícil para a ciência” disse Ana ao tecer uma crítica sobre a falta de credibilidade dos especialistas em relação ao público mais jovem. “Os mais velhos consideram mais, provavelmente porque viveram a vida toda coletando experiências positivas sobre o que os especialistas têm a dizer”. Tudo isso leva a humanidade a uma questão fundamental: “educação é tudo”, afirma.

Contente, Ana Bazzan expressa que ficou muito feliz em ver seus esforços coroados e agradece o apoio dos familiares, “em especial minha mãe, por ter sempre me ensinado o valor da educação, e meu marido, além de agradecer com desvelo ao INF e a todos os meus ex-alunos, alunos e coautores. Sem eles eu não teria chegado aqui”, finaliza.

Com o tema “Arte e Ciência, essenciais para a evolução humana”, a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul, vinculada à Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia promoverá uma premiação diferente por transmissão nas redes sociais (Facebook ou YouTube), celebrando os 10 anos de realização do Prêmio e os 70 anos da Orquestra Sinfônica de Porto Alegre – OSPA.

No dia 18 de outubro às 18h será transmitida a solenidade de abertura e dos dias 19 a 23 as entrevistas com os agraciados. A entrega da Premiação da Profª Bazzan ocorrerá no dia 22 a partir das 18h. O evento também terá a participação dos Jovens Talentos Científicos Gaúchos, que reconhecerá estudantes gaúchos de escolas públicas que ganharam Medalha de Ouro nas Olimpíadas Estudantis.