Doze pesquisadores de instituições de pesquisa sediadas em oito estados brasileiros realizarão, nos próximos dois anos, pesquisas conjuntas com instituições científicas, tecnológica e de inovação da União Europeia. O professor Dante Barone será o representante do Rio Grande do Sul e da UFRGS. Barone trabalhará no grupo de pesquisa chamado L3S da Universidade Lebniz de Hanover, na Alemanha.
“Creio que esta oportunidade de pesquisa e intercâmbio de conhecimento será positiva para o INF. Atuarei no campo de Processamento de Linguagem Natural, aplicando técnicas avançadas de Inteligência Artificial (IA) para detecção das chamadas Fake News. No Brasil e no mundo, a divulgação de notícias falsas tem sido um problema significativo”, explica Barone.
A seleção foi divulgada pelo Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap), no conjunto de suas Fundações, e pelo European Research Council, ligado à Comissão Europeia. Estas instituições promoveram a chamada pública Call for Expression of Interesse para que pesquisadores brasileiros pudessem integrar equipes de Pesquisadores Principais com projetos financiados pelo ERC Grantees (ERC).