Os professores Marinho Pilla Barcellos e Lisandro Zambenedetti Granville, do Instituto de Informática da UFRGS, estão entre os representantes do governo brasileiro, que nos dias 7 e 8 de abril, em Orlando, Flórida (EUA), estiveram reunidos com americanos para a segunda etapa do US Brazil Workshop on Cyber Security and Privacy, para discutir os desafios em inovar e solucionar problemas de segurança e privacidade na internet. O primeiro encontro aconteceu em dezembro de 2015, em Brasília.
Na ocasião, os representantes formalizaram o memorando de entendimento entre o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e a National Science Foundation (NSF) dos Estados Unidos. O documento foi assinado pelo secretário de Política de Informática do MCTI, Manoel Augusto da Fonseca, e pelo diretor-assistente da NSF, Jim Kurose. O documento demonstra o compromisso dos órgãos em lançar uma chamada pública Brasil-EUA para trabalhos de pesquisa em cibersegurança.
O lançamento da ‘Colaboração BR-EUA para Pesquisa em Segurança Cibernética’ está prevista para meados de junho. Trata-se de uma decisão estratégica para promover o desenvolvimento em segurança, aproveitando os pontos fortes de pesquisadores dos dois países.
Durante os diversos painéis, os pesquisadores que relataram o que aprenderam em colaborações anteriores. Na oportunidade, o professor Marinho Barcellos apresentou uma proposta que está elaborando com dois grupos de pesquisa americanos da Universidade da Califórnia e Universidade do Texas A&M.
Mais informações: clique aqui