O projeto desenvolvido pelo aluno de doutorado Vitor Pamplona e pelo seu orientador, Prof. Manuel Menezes de Oliveira Neto, é destaque na página inicial do site do Massachusetts Institute of Technology (MIT). O projeto foi realizado em colaboração com o Prof. Ramesh Raskar e com o pos-doc Ankit Mohan, ambos do MIT Media Lab. No artigo que descreve os resultados do projeto, a equipe propõe uma nova forma de fazer exames de visão acrescentando à tela de um celular um dispositivo que custa entre U$1 e U$2. Eles foram agraciados com um prêmio na competição IDEAS, do MIT, e foram citados no discurso proferido pela presidente do MIT durante a cerimônia de formatura realizada no início de junho.
Pamplona, que faz doutorado sanduíche entre o INF e o MIT, é o autor principal do artigo que descreve o novo sistema. A ideia é acoplar um dispositivo de plástico sobre a tela de um celular que executa um software desenvolvido pelo grupo para realizar exames de visão. O novo sistema calcula a prescrição necessária para corrigir problemas como miopia, hipermetropia, e astigmatismo. Ele poderá vir a substituir os grandes e caros equipamentos hoje utilizados. Mais imediatamente,apresenta-se como uma alternativa para países em desenvolvimento, onde há carência de oftalmologistas em várias regiões, e nem sempre se pode arcar com os custos de um exame convencional.
O equipamento já está sendo patenteado e o grupo está fazendo estudos para testar o produto em Boston, partes da África e Ásia. A equipe vai apresentar o artigo no ACM SIGGRAPH, a mais conceituada conferência em computação gráfica, que acontecerá no final de julho em Los Angeles, Estados Unidos.
Mais informações na página http://web.mit.edu/ ou http://web.mit.edu/newsoffice/2010/itw-eyes.html
Veja outras noticias sobre o projeto:
Revista Galileu: http://revistagalileu.globo.com/Revista/Common/1,,EMI149845-17770,00.html
Estadão http://tinyurl.com/37pzdkm
UOL http://tinyurl.com/2u9wn93
Computer World http://computerworld.uol.com.br/tecnologia/2010/06/28/brasileiros-ajudam-mit-a-desenvolver-aplicativo-para-celular/