Português English
Contato
Publicado em: 16/06/2025

Projeto Reconecta UFRGS: Computadores Recondicionados para Estudantes de Baixa-Renda

Ações afirmativas no contexto educacional são essenciais para que estudantes universitários em situação de vulnerabilidade socioeconômica possam desenvolver seus estudos de forma satisfatória. Baixo desempenho e evasão escolar são sintomas da carência de ações afirmativas efetivas, que devem envolver questões de moradia, alimentação, saúde, transporte e condições adequadas de estudos (apoio pedagógico, infraestrutura, entre outras). Dentre as condições necessárias para o desenvolvimento adequado dos estudos é imperativo, hoje em dia, a disponibilidade de um computador pessoal para o acompanhamento de aulas e realização de trabalhos. 

Por outro lado, há muito equipamento de informática em desuso em residências, escritórios e empresas simplesmente porque se tornaram “velhos” (obsoletos) ou porque precisam de pequenos reparos. E muitas pessoas e empresas não sabem como descartá-los corretamente ou mantêm a expectativa de ainda reaproveitá-los algum dia. Exercitar o desapego e descartar um computador inativo de forma correta pode ajudar muito para ações afirmativas e inclusão digital, pois tais equipamentos podem ainda ser úteis e efetivos para muitas atividades.

O Projeto de Extensão Reconecta UFRGS foi criado em julho de 2020, durante a pandemia do COVID-19, para atender estudantes que não possuíam condições financeiras de adquirir um computador para o período de ensino remoto praticado durante o isolamento social. O Projeto foi organizado por uma rede de voluntários (professores, técnicos-administrativos e discentes da universidade, assim como colaboradores externos) para receber doações da comunidade e repassá-las diretamente aos alunos de baixa renda cadastrados como beneficiários da assistência estudantil (PRAE). 

O Projeto Reconecta UFRGS recebe doações de pessoas físicas e jurídicas (empresas e escritórios). Uma vez o material chega na oficina do Projeto, instalada no Instituto de Informática, ele é triado e recondicionado por estudantes extensionistas da universidade. Os equipamentos recebidos não passam por nenhum processo de registro patrimonial. O recondicionamento dos equipamentos compreende o seu eventual conserto, atualização de memória e disco rígido, formatação, configuração e instalação de software livre. Em 18 meses, até final de 2021, foram recuperados e doados 300 computadores, entre desktops e notebooks.

Figura 1 – Doações recebidas no Planetário da UFRGS.

Com a retomada das atividades presenciais, percebeu-se que a carência dos estudantes de baixa renda em dispor de um computador para auxiliar os seus estudos era uma realidade crescente, e que se estendia além da situação vivida durante a pandemia. E como o projeto não tem estrutura e responsabilidade para assumir a assistência técnica de equipamentos particulares, não era possível seguir mantendo esses equipamentos doados após alguns meses. O Projeto então se reformulou e, em 2022, foi adotado um novo modelo de repasse dos computadores aos estudantes através de empréstimo (comodato). Dessa forma, seria possível manter a assistência técnica dos equipamentos repassados. Caso este apresente algum defeito técnico ele é consertado ou mesmo trocado, e o estudante segue sendo assistido pelo Projeto enquanto for aluno de graduação e beneficiário de assistência estudantil. Atualmente, cerca de 150 estudantes da UFRGS estão usando um computador emprestado pelo Reconecta.

Além disso, nos últimos anos, tem havido uma crescente tomada de consciência sobre as questões ambientais do nosso planeta. E, neste sentido, os resíduos eletrônicos representam um dos maiores desafios de descarte e de reaproveitamento. Todo material que não pode ser reaproveitado de alguma forma é descartado corretamente através de empresas recicladoras com licenciamento ambiental para resíduos eletroeletrônicos. Desta forma o Projeto Reconecta UFRGS atua fortemente em dois eixos: inclusão digital na universidade e preservação ambiental.

Este Projeto está em perfeita sintonia com a Agenda 2030 da ONU no que se refere a sustentabilidade ambiental e educacional, dentre os objetivos de desenvolvimento sustentável (ODS).

Figura 2 – Oficina do Projeto Reconecta UFRGS no INF

Até o momento, os computadores eram repassados aos estudantes inscritos através de sorteios virtuais transmitidos ao vivo pelas redes sociais. A partir do semestre 2025/2 esta sistemática será trocada pela indicação direta das Comissões de Graduação da UFRGS dos estudantes que precisam ser apoiados com o empréstimo de um computador.

O principal contato com a equipe do projeto é através do e-mail e WhatsApp (apenas chat) divulgado na página web www.ufrgs.br/reconecta.