Português English
Contato
Publicado em: 22/10/2009

Nova Rede Wireless no INF Já Está em Operação

O Instituto de Informática ampliou a extensão de sua rede wireless. Antes restrita a alguns locais, a rede foi ampliada para todos os prédios. A solução implantada no mês de outubro permite que todos os usuários cadastrados tenham acesso tanto à Rede UFRGS como à Rede INF.

A rede UFRGS pode ser acessada conforme instruções divulgadas pelo CPD, através do número do cartão e senha do portal do aluno/servidor. Para visitantes, a forma de utilização é através da emissão de “tickets”. Maiores detalhes podem ser encontrados no endereço http://www.cpd.ufrgs.br/servicos/ufrgs_sem_fio.htm.

A rede INF permite pleno acesso à rede interna do Instituto, sendo equivalente, em termos de privilégios, a uma conexão cabeada. Todo o tráfego, incluindo o processo de autenticação, é criptografado e validado em relação aos Certificados de Segurança utilizados em nossa rede. Quem tem acesso por esse método são os usuários que possuem login e senha no INF, que são os mesmos dados do e-mail. Instruções detalhadas para diferentes sistemas operacionais podem ser encontradas no endereço http://www.inf.ufrgs.br/admrede/index.php?item=wireless.

Já existem 14 pontos de acesso em operação, instalados em vários locais das dependências do INF, o que proporciona cobertura quase completa de sinal para ambas as redes INF e UFRGS.

O Chefe dos Laboratórios do INF, Luis Otávio Soares, afirma que “o INF está em processo de aquisição de mais alguns pontos de acesso para serem instalados em locais onde ainda haja alguma dificuldade de cobertura. A equipe da administração da rede está monitorando a utilização da rede wireless para essa finalidade, e espera também receber retorno dos usuários quanto a eventuais dificuldades de acesso.”