Série de Seminários do Instituto de Informática da UFRGS
———————————————————
SEXTA-FEIRA, 14 de outubro de 2011
———————————————————
Horário: 12h45min
Duração: 1h
——————————————————–
Local: Auditório do Prédio 67
Instituto de Informática, UFRGS
Av Bento Gonçalves 9500, Bloco IV
——————————————————–
Título: Robô Ambiental Híbrido Chico Mendes
Palestrante: Ney Robinson Salvi dos Reis
Laboratorio de Robotica da TES
Centro de Pesquisas da Petrobras
Resumo:
A busca cada vez mais intensa por novas fontes de energia, bem como a disponibilização e uso eficiente daquelas já existentes, faz com que a sociedade busque racionalizar esta difícil equação. No Brasil, a natureza foi generosa e nos deu muitas opções, que precisam e estão sendo paulatinamente descobertas, desenvolvidas e tornando-se acessíveis ao conjunto doméstico e industrial. Sociedade, governo, indústria e academia unem esforços para, numa visão de médio e longo prazos, ir além das fontes e tecnologias correlatas já mapeadas, e buscar novas relações de compromisso. Descobertas no interior da Floresta Amazônica nas décadas de 70 e 80, as jazidas de óleo leve — ricas em gás natural que apresenta inúmeras vantagens se comparado ao diesel, atualmente usado como base da matriz energética da cidade de Manaus e seu entorno — trazem uma questão: como colocar tão nobre recurso natural à disposição dos centros consumidores de modo eficiente, econômico e sustentável, garantindo, ao mesmo tempo, a confiabilidade e segurança das operações e instalações industriais necessariamente situadas em áreas alagadas de vegetação densa? A construção de uma complexa malha de dutos foi a solução indicada para drenar o gás natural produzido no município de Urucu-AM.
Diante disso, outra questão emerge: como operar, manter e monitorar ambientalmente as faixas de influências desta malha que atualmente conta com 800 km de dutos, mas que tende a se expandir junto com uma das regiões que mais tem crescido no Brasil nas últimas décadas?
Tais questionamentos incitaram oportunidades de desenvolvimentos tecnológicos, entre eles o exame e proposta de um novo conceito de locomoção (de pessoas, equipamentos e mercadorias), em condições e locais de dificílimo acesso em regiões sensíveis da várzea amazônica, sujeitas a sazonalidade natural indutora de importantes modificações na feição ambiental. A idéia foi investir no desenvolvimento de um veículo com ênfase ambiental que desde a concepção fosse especialmente projetado e capaz de operar nos mais diversos cenários inóspitos e ricos em ambientes não-estruturados tais como: lâminas d’água sobre terrenos pouco consistentes, vastas áreas com vegetação flutuante (tapagens), florestas inundadas (igapós), solos com grandes desníveis, com pouca resistência e/ou nenhuma drenagem de chuvas, entre outros.
Daí nasceu o Projeto do Robô Ambiental Hibrido Chico Mendes, um veículo com especificações voltadas a critérios de respeito e interatividade com o ambiente, seguro, leve, versátil e minimamente invasivo.