No dia 16 de outubro, o prof. Dr. Ruy de Queiroz da Universidade Federal de Pernambuco, ministrará a palestra “Problemas Decidíveis e Problemas Indecidíveis: O Legado de Alan Turing”, por ocasião do Ciclo de Palestras realizado pelo Instituto de Informática da UFRGS, em comemoração ao centenário de Alan Turing. O evento acontecerá no Auditório do prédio 67, às 10h30min.
Sobre o palestrante:
Prof. Dr. Ruy de Queiroz, possui graduação em Engenharia Elétrica (Modalidade Eletrônica) pela Universidade de Pernambuco (1980), MSc em Informática pela UFPE (1984) e PhD em Computação pelo Imperial College Londres (1990).
Sobre a palestra:
Alan Turing, matemático, lógico, criptoanalista e cientista da computação britânico, foi fundamental no desenvolvimento da ciência da computação e proporcionou uma formalização do conceito de algoritmo e computação através do modelo matemático idealizado da “máquina de Turing”.
Tendo desempenhado importante papel na quebra do código da máquina ENIGMA utilizada pelo exército alemão na Segunda Guerra, passou de herói de guerra a um fora-da-lei sujeito a tratamento químico-hormonal forçado devido a sua homossexualidade. Em homenagem ao centenário de seu nascimento, a intenção é fazer uma reflexão sobre o legado desse que foi, ao mesmo tempo, herói nacional e uma ameaça ao estado britânico.
Seu legado foi de fundamental importância na consolidação da ciência da computação, da noção de máquina universal, assim como da teoria da decidibilidade de problemas matemáticos, Turing abriu caminho para a demonstração de que certos problemas da Matemática são indecidíveis, a exemplo do décimo problema de Hilbert.
Alguns subprodutos de sua investigação teórica, tais como o computador de propósito geral e a noção de inteligência artificial, serviram de base para os que muitos chamam de “Quarta Revolução Tecnológica – A Revolução da Informação”.