Português English
Contato
Publicado em: 07/06/2010

Seminário sobre Visualizações Científicas

Série de Seminários do Instituto de Informática UFRGS
——————————————————–
——————————————————–
SEXTA-FEIRA, 11 de junho de 2010
———————————————————
Horário: 12:45min
Duração: 45min
——————————————————–
Local: Auditório Prof José M. V. de Castilho
Instituto de Informática, UFRGS
Av Bento Gonçalves 9500, Bloco IV

Palestrante: Dr. Carlos Scheidegger

Título: Verificando visualizações científicas
 
Resumo:

A extração de isosuperfícies é um problema comum em visualização e computação científica. Algoritmos para esse problema devem respeitar propriedades geométricas e topológicas que muitas vezes são complexas, e implementações que respeitam corretamente tais propriedades requerem técnicas sofisticadas que muitas vezes causam “bugs” sutis.

O presente trabalho parte da suposição de que é importante examinar rigorosamente a confiabilidade de implementações de algoritmos para extração de isosuperfícies. Essa é a característica principal do projeto de Visualização Verificável: aplicar à area de visualização científica o mesmo rigor encontrado em outras partes do processo científico.

Para isso, foram desenvolvidas caracterizações geométricas e topológicas de propriedades de isosuperfícies que geram previsões concretas sobre os resultados esperados. Adicionalmente, essas previsões devem ser facilmente compreendidas e implementadas. A caracterização depropriedades geométricas apresentada aqui usa expansões elementares em séries de Taylor, e a caracterização topológica usa, entre outras técnicas, uma variante da teoria de Morse para espaços estratificados.

Na prática, essas propriedades geram técnicas que tem tanto alto poder de discriminação (isso é, são capazes de achar uma grande variedade de bugs), quanto simplicidade de implementação. Com os resultados do processo de verificação, usuários e implementadores dos algoritmos podem aumentar a confiança nos resultados gerados pelas implementações, e comparar implementações diferentes de maneiras apropriadas. Dois estudos de caso mostrando a aplicabilidade dessas diferentes técnicas serão apresentados, onde bugs foram em implementações publicamente disponíveis.


Short Bio:

Carlos Scheidegger é bacharel em Ciência da Computação pela UFRGS, em 2004, e PhD em Computação pela Universidade de Utah em 2009. Suas áreas de interesse incluem computação geométrica, visualização científica e computação gráfica. Durante o PhD, Carlos foi um dos principais arquitetos e desenvolvedores do VisTrails, um sistema de visualização científica centrado no gerenciamento das informações geradas durante o processo de exploração de dados, e que atualmente tem aproximadamente 20000 downloads. Carlos recebeu prêmios de melhor artigo na IEEE Visualization em 2007, e ACM Solid Modelling International em 2008. Atualmente, Carlos faz parte do grupo de Visualização de Informações na AT&T Labs – Research, NJ-Estados Unidos, onde ele está interessado em problemas de visualização e análise de dados que surgem com a utilização de dados em larga escala.