Publicado em: 04/04/2022

Título: Computação na Educação Básica: A nova norma brasileira

Palestrante(s): Leila Ribeiro

Resumo:
Recentemente foi aprovada no Conselho Nacional da Educação a norma que inclui Computação em toda a Educação Básica no Brasil. Habilidades de Computação deverão ser desenvolvidas por todas as escolas brasileiras desde a Educação Infantil até o Ensino Médio, a implantação deve iniciar em 2023. Nesta palestra vou apresentar as linhas gerais da norma que foi aprovada, que é fortemente baseada nos fundamentos da Computação, bem como discutir algumas implicações. A inclusão de Computação na BNCC (Base Nacional Comum Curricular) tem um potencial transformador para a Educação brasileira e apresenta grandes desafios e oportunidades, pois tem impactos não somente nas escolas, mas também nas universidades, indústria e governo.

Mini-bio:
Leila Ribeiro é professora titular do Instituto de Informática da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Possui graduação e mestrado em Ciências da Computação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e doutorado em Informática pela Universidade Técnica de Berlim/Alemanha. Fez estágio de pós-doutorado na Universidade de York, Inglaterra. Sua pesquisa tem foco nos Fundamentos da Computação, e atua principalmente nas seguintes áreas da Computação: modelos de computação, engenharia de software (em especial especificação e verificação formal), ensino de Computação (com ênfase em pensamento computacional) e bioinformática. Em 1999, recebeu o Prêmio Santista Juventude na área de Computação. Já coordenou diversos projetos nacionais e internacionais, bem como publicou mais de 100 artigos em revistas e eventos científicos. Foi coordenadora dos comitês de programa dos mais importantes simpósios nacionais de sua área, bem como de eventos internacionais. É a representante brasileira no IFIP Technical Committee 1 (Foundations of Computer Science) e Diretora de Ensino de Computação na Educação Básica da SBC (Sociedade Brasileira de Computação), tendo coordenado nos últimos anos as ações da SBC para a inclusão de Computação na BNCC.