Publicado em: 09/05/2022

Título: Projeto Fisico Otimizado: do Passado para o Futuro

Palestrante(s): Ricardo Reis

Resumo:
No final dos anos 70, os microprocessadores eram projetados à mão, apresentando excelente compactação do leiaute. Serão mostrados alguns detalhes da engenharia reversa do microprocessador Z8000, cuja parte controle foi projetada à mão, em lógica aleatória, mostrando diversas estratégias de otimização do leiaute. A observação do leiaute do Z8000 inspirou a pesquisa de métodos para fazer a geração automática do leiaute de qualquer rede de transistores, permitindo reduzir o número de transistores para implementar um circuito e, consequentemente, a potência estática. Algumas das ferramentas de automação de leiaute desenvolvidas pelo nosso grupo serão brevemente apresentadas. Esta palestra é uma versão da palestra convidada efetuada no ISPD2022, por ocasião do recebimento do ACM/ISPD Lifetime Achievement Award

Mini-bio:
Ricardo Reis é graduado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre, Brasil (1978). Possui doutorado em Computação, opção Microeletrônica, pelo Instituto Politécnico Nacional de Grenoble (INPG), França (1983). Doutor Honoris Causa pela Universidade de Montpellier em 2016. É professor titular do Instituto de Informática da UFRGS. Seus principais temas de pesquisa incluem automação do projeto físico, metodologias de projeto e projetos visando baixo consumo, sistemas tolerantes a falhas. Tem mais de 700 publicações, incluindo livros, periódicos e anais de conferências. Foi vice-presidente da IFIP (International Federation for Information Processing) e também presidente da Sociedade Brasileira de Computação (dois mandatos) e vice-presidente da Sociedade Brasileira de Microeletrônica. Ele é membro sênior da IEEE CASS e recebeu em 2015 o prêmio “ 2015 IEEE CASS Meritorious Service Award”. Foi vice-presidente da CASS por dois mandatos (2008/2011). Ele é o fundador do Capítulo CASS do Rio Grande do Sul, que conquistou o Prêmio CASS de Capítulo Mundial do Ano 2011, 2012, 2018 e 2022, e o Capítulo do Ano da R9 em 2013, 2014, 2016, 2017 e 2020. É um dos fundadores de várias conferências como SBCCI e LASCAS, a Conferência Flagship CASS na Região 9. Ele foi o Coordenador Geral ou de Programa de várias conferências como IEEE ISVLSI, SBCCI, IFIP VLSI-SoC, ICECS, PATMOS. Ricardo foi presidente do Steering Committee do IFIP/IEEE VLSI-SoC. É vice-presidente do IFIP WG10.5 e ele foi presidente do IFIP TC10. Ele também foi fundador da EMicro. Em 2002 recebeu o Prêmio Pesquisador do Ano do Estado do Rio Grande do Sul. É membro fundador da SBC (Sociedade Brasileira de Computação) e também membro fundador da SBMicro (Sociedade Brasileira de Microeletrônica). Foi membro do CASS DLP Program (2014/2015), e já fez mais de 70 palestras convidadas em conferências internacionais. Membro do IEEE CASS BoG e IEEE CEDA BoG. Reis recebeu o IFIP Fellow Award em 2021 e o ACM/ISPD Lifetime Achievement Award em 2022.