Publicado em: 17/03/2023

Título: Comunicação Orientada ao Ouvinte em Ciência

Palestrante(s): José Nelson Amaral

Resumo:
Mudanças simples na mentalidade de planejamento podem transformar uma apresentação mediana, ou um manuscrito, em algo envolvente e eficaz. O ponto principal e' mudar o foco da experiencia e do contexto de palestrante para o interesse de ouvintes. Este seminário abrange a preparação de materiais de apresentação, o ensaio do orador, o envolvimento com o público, a apresentação de texto, diagramas de blocos, ilustrações, gráficos de dados, trechos de código, o encerramento de uma apresentação. Os princípios discutidos para apresentações também se aplicam à redação de manuscritos. Este seminário compara métodos eficazes e ineficazes de apresentar o mesmo material.

Mini-bio:
J. Nelson Amaral, um professor de Ciência da Computação na University of Alberta com Ph.D. da The University of Texas at Austin, publicou em otimização de compiladores e computação de alto desempenho. O serviço à comunidade científica inclui ser General Chair da International Conference on Parallel Architectures and Compilation Techniques (PACT) in 2014, da International Conference on Performance Engineering (ICPE) in 2020, da International Conference on Parallel Processing (ICPP) em 2020, e da High Performance Computer Architecture (HPCA) em 2023. Os prêmios incluem ACM Distinguished Engineer, membro do corpo docente da IBM , IBM Faculty Awards, IBM CAS "Team of the Year", prêmios por excelência em ensino, o Prêmio da Associação de Estudantes de Pós-Graduação da Universidade de Alberta por Excelência em Supervisão de Estudantes de Pós-Graduação, um Prêmio da Universidade de Alberta por Orientação Excepcional em Pesquisa de Graduação e Atividades Criativas e um recente Prêmio de Ensino Remoto COVID-19 da Universidade de Alberta 2020.