Português English
Contato
Publicado em: 11/04/2024

SemINF – Programação Competitiva

SemINF: Programação Competitiva no INF: Maratona SBC, Maratona Feminina e OBI

QUINTA-FEIRA, 18/04/2024
Horário: 12h45min
Duração: 45min

Local: Auditório 0
Canal: https://youtube.com/@seminariosINF

Título: Programação Competitiva no INF: Maratona SBC, Maratona Feminina e OBI

Palestrante(s): Thais Dihl, Rodrigo Bervig, Júlia Mombach, João Dias

Resumo:
Esta palestra tem como objetivo oferecer uma visão abrangente sobre o mundo da programação competitiva, destacando sua importância, as principais competições, e como os interessados podem se envolver e participar. Iniciaremos com uma introdução à programação competitiva, explorando seu papel no desenvolvimento de habilidades em algoritmos e solução de problemas complexos. Em seguida, focaremos na Maratona de Programação da SBC, detalhando sua estrutura, processo de participação e a preparação necessária para competir em alto nível. Falaremos também da Olimpíada Brasileira de Informática e da Maratona Feminina de Programação, ambos com suas inscrições abertas. Além disso, abordaremos a importância da diversidade e inclusão neste campo, apresentando a Maratona Feminina de Programação e o grupo Program.Ada. Estas iniciativas visam encorajar a participação feminina na programação competitiva, fornecendo um espaço de suporte, aprendizado e competição amigável.

Mini-bio:
Thais Marcelle Dihl é estudante de engenharia da computação e participante do grupo Program.ada. Foi tutora em tecnologias digitais para Educação, participante ativa em promover atividades para todas as faixas etárias e também na inclusão digital. Atualmente é iniciante na programação competitiva.

Rodrigo Bervig é estudante de graduação em Ciência da Computação na UFRGS. Tem experiência em competições de programação, sendo três vezes finalista nacional na Maratona de Programação da SBC. Participou duas vezes da Summer School de programação competitiva na UNICAMP, e contribuiu como instrutor de programação e algoritmos em cursos internos no instituto. Atualmente, dedica-se a orientar equipes para competições e atua como bolsista em projetos de otimização de algoritmos.

Júlia Mombach é estudante de engenharia de computação na UFRGS e membra do Laboratório de Programação Competitiva. Participou da OBI 2022, da etapa regional da Maratona SBC em 2022 e 2023 e da etapa nacional da Maratona SBC como CCL em 2023.

João Paulo Dias é estudante de ciência da computação e foi bolsista do Laboratório de Programação Competitiva da UFRGS. É medalha da OBI 2022 e conta com uma participação na Maratona de Programação.