Publicado em: 24/11/2020

Série de Seminários do INF

A palestra acontecerá virtualmente. Veja o link na descrição.

Paternidade, ciência, produtividade e a pandemia COVID-19 é o título da próxima palestra da Série de Seminários do Instituto de Informática da UFRGS. A conferência será ministrada pela Profa. Fernanda Staniscuaski.

Na palestra, será abordado como a pandemia COVID-19 está alterando a dinâmica acadêmica e aqueles que lidam com trabalho remoto e demandas domésticas – incluindo o cuidado com os filhos – sentiram fortemente os impactos na produtividade. Autoras estão enfrentando uma diminuição nas taxas de submissão de artigos desde o início do período pandêmico. Gênero, paternidade e raça influenciam como a pandemia está impactando a produtividade acadêmica. O cenário de pandemia deixará efeitos de longo prazo na progressão da carreira dos grupos mais afetados, se nenhuma ação importante for tomada.

Fernanda Staniscuaski possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2002) e doutorado em Biologia Celular e Molecular (Programa do Centro de Biotecnologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul – 2007). Realizou estágio de Pós-doutorado no Departamento de Biologia da Universidade de Toronto em Mississauga, na área de Biologia Molecular e Fisiologia de Insetos, e foi bolsista de Pós-doutorado Júnior no Departamento de Biofísica da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Foi bolsista PNPD-CAPES do Centro de Biotecnologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, trabalhando com aquaporinas de plantas. Tem experiência nas áreas de Biologia Molecular, com ênfase em genes de aquaporinas de plantas e o papel destas proteínas na nutrição vegetal e resposta a estresses abióticos. Tem experiência também em fisiologia de insetos, bioquímica de macromoleculas e toxinas. Atualmente é Professora Associada I do Departamento de Biologia Molecular e Biotecnologia da UFRGS. É fundadora e coordenadora do projeto PARENT IN SCIENCE. Mãe de três filhos, esteve em licença maternidade em 2013, 2015 e 2018.

O evento acontece nesta quarta-feira, 02 de dezembro, às 12h45. Para acompanhar a transmissão ao vivo, acesse: https://mconf.ufrgs.br/webconf/serie-de-seminarios-do-inf .