Publicado em: 06/07/2020

Série de Seminários do INF

A palestra acontecerá virtualmente nesta quarta.

Nesta quarta-feira, 08/07 às 12h45min acontecerá a palestra “Ciência de Dados e Inteligência Artificial para Combate à COVID-19”, ministrada pelo professor titular do Instituto de Informática da UFRGS, João Comba.

Na palestra, o professor irá descrever suas atividades relacionadas à análise de dados da COVID-19. “Desde que a pandemia se acelerou no Brasil e entramos em trabalho remoto na UFRGS no final de março, comecei a explorar diversas abordagens para análise de dados da COVID-19. Inicialmente nossos esforços focaram em criar, em curto espaço de tempo, painéis e ferramentas de análise de vários dados da COVID-19 no Brasil e no mundo. Neste esforço recrutei alunos de mestrado e doutorado que oriento no PPGC, alunos de graduação e professores do INF. Os resultados do nosso trabalho chamaram a atenção de vários meios de comunicação, em especial o painel Brasil e os diversos módulos de análise implementados na ferramenta de análise da COVID-19. Em paralelo a estes esforços, abrimos uma linha de trabalho para suportar o diagnóstico de COVID-19 a partir de tomografias computacionais e dados clínicos, resultando em um projeto chamado CIDIA-19 (Ciência de Dados e Inteligência Artificial para Combate à COVID-19)” comentou Comba.

Este projeto, desenvolvido em parceria com professores do INF e da Unicamp, e médicos do Hospital Moinhos de Vento e Hospital de Clínicas de Porto Alegre, foi aceito no edital emergencial 06/2020 da FAPERGS para combate à COVID-19. O objetivo principal do projeto é acelerar o processo de diagnóstico de casos suspeitos de COVID-19 usando técnicas de ciência de dados e inteligência artificial. “Este trabalho encontra-se em andamento, e irei ilustrar os resultados parciais que atingimos até o momento”, finaliza o professor João Comba.

A palestra poderá ser acessada pelo endereço: https://mconf.ufrgs.br/webconf/serie-de-seminarios-do-inf