Publicado em: 07/09/2020

Série de Seminários do INF

A palestra acontecerá virtualmente. Veja o link na descrição.

Nesta quarta-feira, dia 09/09 às 12h45min acontecerá a palestra “Viagem ao interior do corpo humano”, ministrada pelo professor associado do Instituto de Informática da UFRGS, Marcelo Walter.

Apesar do enorme sucesso da computação gráfica em modelar a aparência do nosso mundo manufaturado (prédios, carros, cidades, objetos, etc), o mundo natural (montanhas, vegetação, animais, eu e você) ainda apresenta desafios consideráveis se formos comparar com os resultados já possíveis com o mundo manufaturado. Para complicar ainda mais as coisas, um aspecto do mundo natural que é particularmente complicado é a modelagem do interior de seres vivos (mantendo eles ainda vivos…:-) Nessa conversa, serão apresentadas as pesquisas sobre modelagem de aparência de tecidos vivos do corpo humano (cabelo não conta pois é tecido morto), particularmente úteis em tarefas de treinamento de cirurgiões para cirurgias laparoscópicas.

O palestrante, Marcelo Walter, é professor do INF desde 2010. Anteriormente foi professor na Universidade Federal de Pernambuco (2006-2010). De agosto de 2016 a julho de 2017, passou um ano sabático no laboratório GRIS – Technical University Darmstadt e Fraunhofer-IGD. Ele recebeu seu Ph.D. em Ciência da Computação pela University of British Columbia, no Canadá, em 1999. Seus interesses de pesquisa incluem modelagem de fenômenos naturais em geral, aplicações de computação gráfica em medicina e nas indústrias criativas. Desde 2000 ocupou vários cargos na Sociedade Brasileira de Computação: conselho (2011-2015), vice-presidente (2009-2011), diretor de eventos (2007-2009) e presidente da comissão especial de computação gráfica e processamento de imagens (2000-2004).

A palestra poderá ser acessada pelo endereço: https://mconf.ufrgs.br/webconf/serie-de-seminarios-do-inf