Publicado em: 04/10/2020

Série de Seminários do INF

A palestra acontecerá virtualmente. Veja o link na descrição.

Recondicionamento de Computadores para Estudantes e Escolas Públicas (CRC Zenit Belém e Reconecta UFRGS) é o título da próxima palestra da Série de Seminários do Instituto de Informática da UFRGS. A conferência será ministrada pelo professor titular do INF, Renato Perez Ribas.

O docente irá apresentar dois projetos de recondicionamento de computadores: o CRC Zenit Belém (executado pelo Parque Científico e Tecnológico Zenit em parceria com a organização social civil Núcleo Comunitário e Cultural de Belém Novo – ONG NCC Belém, com apoio do MCTI) e o Reconecta UFRGS. O CRC Zenit é um projeto institucional da UFRGS que oferece cursos para jovens em vulnerabilidade socioeconômica e destina computadores para escolas públicas e associações civis, enquanto o Reconecta UFRGS é uma ação de extensão criada no período da pandemia para repassar computadores para estudantes PRAE. Serão apresentadas outras iniciativas de CRCs (centros de recondicionamento de computadores) conhecidas no país, assim como possibilidades futuras para o aproveitamento e destinação adequada para os resíduos eletrônicos dentro da própria universidade.

O palestrante Renato Ribas é o Gerente do CRC Zenit Belém e coordenador do Reconecta UFRGS, além de atuar em dois programas de pós-graduação PPGC e PGMicro, na área de microeletrônica e síntese de circuitos digitais. Ele foi presidente da Sociedade Brasileira de Microeletrônica (SBMicro) e atualmente é coordenador adjunto do Núcleo Rondon UFRGS.

O evento acontece nesta quarta-feira, 23 de setembro, às 12h45. Para acompanhar a transmissão ao vivo, acesse: https://mconf.ufrgs.br/webconf/serie-de-seminarios-do-inf .