Português English
Contato
Publicado em: 23/03/2020

Startup cria software de contenção a COVID-19

O Salus atua como um Sistema de Rastreamento para o Covid-19

Diante da pandemia do Coronavírus que se tornou um problema mundial, diversos setores tem se mobilizado na corrida para frear a transmissão do vírus. Por isso, a startup beeIT incubada no CEI (Centro de Empreendimentos em Informática) da UFRGS, desenvolveu um sistema que avisa os profissionais da saúde sobre as medidas imediatas de retenção para surtos e epidemias, como o Coronavírus, H1N1, entre outros: o Salus.

O sistema funciona inicialmente com o preenchimento dos dados do paciente no Protocolo de Classificação de Risco padrão que o sistema disponibiliza. Assim, ele classifica cada caso por cores para definir a prioridade do atendimento e em menos de 2 minutos, o Salus orienta o profissional da saúde responsável pela triagem sobre os procedimentos que se deve adotar em cada caso.

Como o vírus tem se alastrado rapidamente, um dos diferenciais do sistema é a possibilidade de rastrear o paciente na rede de atendimento. Por exemplo, depois de confirmado a contaminação de um caso, é possível identificar todas as pessoas que estiveram na sala de espera junto com o contaminado. “Se o software estiver integrado na rede pública, é possível mapear os pontos de atendimento por onde o infectado passou e quem teve contato com ele. Outro, ponto que estamos implantando é a solução de pré-triagem, para analisar o paciente antes dele entrar na sala de espera”, explica o diretor da empresa, Sandro Pinheiro.

De acordo com Pinheiro, a empresa pretende disseminar o uso do sistema em todo o País. “Nossa ideia é que o grande hospital possa utilizar o sistema e também a pequena UPA, localizada em um lugar mais distante dos grandes centros. Para isso, vamos disponibilizar uma versão na Nuvem do Salus, sem custo nenhum para qualquer unidade de saúde que quiser utilizar enquanto o Covid-19 for uma Pandemia”, afirma Sandro.

Para mais informações sobre como adquirir o software, acesse http://www.beeit.com.br/salus/