
Imagem: Reprodução.
O estudante de Ciências de Computação do INF-UFRGS Arthur Pinto Sobrosa Lopes, inspirado no Projeto Tuco-Tuco, desenvolvido pelo Departamento de Genética e Zoologia da UFRGS, desenvolveu o aplicativo Tuco-Tuco. O jogo educativo foi um dos vencedores da edição 2024 do Swift Student Challenge, evento anual promovido pela Apple. Milhares de estudantes do mundo todo tiveram a oportunidade de mostrar e desenvolver criatividade e habilidades, que poderão ser usadas em suas carreiras e na vida. Arthur está entre os 350 estudantes premiados no desafio mundial, mesmo prêmio conquistado por Thiago Parisotto Dias, aluno do curso de Engenharia da Computação da UFRGS.
Usando conhecimentos acadêmicos adquiridos em sala de aula, Arthur criou um jogo que tem como personagem Tuco, um tuco-tuco – mamífero roedor presente no litoral sul-brasileiro e ameaçado de extinção. Segundo o autor, o aplicativo visa conscientizar a população sobre a preservação desse animal. “Eu diria que é um aplicativo educacional e, ao mesmo tempo, um jogo, pois o usuário deve interagir com o personagem para prosseguir com a história”, explica ele.
No ambiente virtual, Tuco apresenta a sua história (onde vive, do que se alimenta, como se comporta) e busca a ajuda do usuário para enfrentar os perigos que encara todos os dias. Assim, quem utiliza o aplicativo se torna ciente das dificuldades que esse animal enfrenta, proporcionando a conscientização e promovendo o conhecimento de como agir para melhorar a vida do roedor.
Imersão ambiental

Imagem do ambiente virtual do aplicativo Tuco-Tuco e o personagem Tuco. Imagem: Reprodução.
O aplicativo explica quais são as principais causas da extinção do tuco-tuco das dunas e da destruição do seu habitat, como presença humana, urbanização, desmatamento e remoção das dunas. Os desenhos e as animações estão estruturados em um estilo simpático, que podem “tocar o coração dos usuários.
“O tuco-tuco fez parte da minha infância. Eu costumava ver ele cavando e se escondendo nas dunas de areia da praia que eu costumava visitar nas férias de verão, em Xangri-lá (RS). Conforme os anos foram passando, eu já não os avistava com tanta frequência e eu, como uma criança, me perguntava para onde aquele bichinho teria ido. Hoje eu sei que a presença humana, inclusive a minha, fizeram com que esse animal desaparecesse daquele local. Então, posso dizer que ter desenvolvido esse jogo foi uma oportunidade de rever o tuco-tuco e, também, de tentar, de alguma forma, salvá-lo”, conta Arthur.
O jogo educacional é permitido para maiores de 4 anos e está disponível para ser baixado gratuitamente na App Store (aplicativos IOS). O aplicativo também pode ser aproveitado por estudantes da área das Ciências Biológicas para tratar da preservação deste animal, além de ser útil para outras pessoas interessadas por preservação ambiental.
“Para mim, foi muito importante participar dessa competição para testar habilidades na linguagem Swift (usada para apps de iPhone, iPad e Mac), além de contar a história de um animal que fez parte da minha infância”, salienta o estudante.
Baixe o aplicativo educacional Tuco-Tuco AQUI.
Via: UFRGS NOTÍCIAS