O Parque Científico e Tecnológico da UFRGS agora se chama Zenit. O lançamento oficial da nova marca aconteceu no dia 1º de dezembro, no Salão de Atos da Universidade, quando o diretor do Parque, Flávio Rech Wagner, apresentou o novo nome e, também, a nova identidade visual e seu portfólio de serviços.
Para o diretor, o trabalho reflete a ação conjunta de atores da Universidade e de parceiros envolvidos nos ecossistemas de inovação e empreendedorismo. “A grande beneficiada pelo Zenit, sem dúvida, será a sociedade em seu sentido mais amplo, na medida em que o Parque será mais um instrumento poderoso de geração e transferência de tecnologias inovadoras implantadas pela Universidade”, declarou.
O novo portfólio de serviços do Zenit foi organizado em quatro grandes áreas: conexão, inovação, capacitação e incubação. Entre os serviços, estão incluídos a Rede de Laboratórios Tecnológicos da UFRGS, o Núcleo de Apoio à Gestão da Inovação, o Centro Multiusuário de Prototipagem Rápida (CMPR), oficinas de inovação e de elaboração de projetos para prospecção de recursos, acompanhamento do desenvolvimento das incubadoras e o Programa de Formação de Empreendedores.
O nome “Zenit” foi inspirado em um termo científico, usado na matemática e na astronomia, que qualifica um ponto imaginário de um observador que se prolonga a partir da esfera celeste da Terra. De acordo com Wagner, “a marca representa a busca por uma direção que segue sempre para o ponto mais alto possível”.
Mais informações podem ser obtidas no site do Zenit.