Contato
Publicado em: 06/05/2026

CEI na Conferência IASP Latam 2026

A edição do evento teve como tema "Espaços de inovação para o desenvolvimento de negócios de tecnologia profunda"

A presença do CEI/UFRGS na Conferência IASP Latam reforça a internacionalização como eixo estratégico de atuação da incubadora.

Realizado em Medellín, na Colômbia, o encontro foi sediado pela Ruta N, centro de inovação responsável por articular o ecossistema de ciência, tecnologia e inovação da cidade. A conferência teve como foco a evolução e o impacto dos ambientes de inovação, com destaque para o papel crescente dos parques científicos e tecnológicos no desenvolvimento urbano e econômico.

A Profa. Érika Cota, Diretora do CEI/UFRGS, acompanhou discussões sobre o papel dos espaços inovadores no desenvolvimento de negócios na América Latina e participou de trocas com ecossistemas de inovação da Argentina, Equador, Panamá, Cuba e Colômbia.

Referência internacional em inovação, Medellín abriga o único distrito oficialmente designado de Ciência, Tecnologia e Inovação da Colômbia, consolidando-se como exemplo de articulação entre empreendedorismo, formação de talentos e desenvolvimento de negócios.

Essa integração é fundamental para ampliar repertórios, fortalecer conexões institucionais e aproximar conhecimento científico de soluções com alto impacto para a sociedade.

No contexto do CERNE 4, a internacionalização da incubadora e dos empreendimentos constitui uma dimensão estruturada da atuação do CEI, contribuindo para consolidar a UFRGS em redes qualificadas de inovação e empreendedorismo.