Publicado em: 27/09/2021

Espaço de inovação no 4º Distrito em parceria com a UFRGS

O Instituto Caldeira, localizado no bairro Navegantes, pretende abrigar e expor startups gestadas na UFRGS e outras faculdades gaúchas

hero-1

O espaço de 22.000 m² no bairro Navegantes pretende ser um grande hub para empresas e projetos. As três principais universidades da Região Metropolitana (UFRGS, PUCRS e Unisinos), firmaram convênio com o Instituto Caldeira que se propõe a ser um local de encontro, onde academia e mercado poderão compartilhar e propor ideias.

Localizado no 4º Distrito de Porto Alegre, o Instituto tem como sede as antigas fábricas das Indústrias A.J. Renner. Sendo uma área exclusiva para empresas, startups e projetos ligados à Nova Economia, o empreendimento é inspirado nas antigas caldeiras importadas da Europa por A.J. Renner na década de 1920. Hoje é um espaço destinado para locação de empresas, startups, instituições de ensino e iniciativas conectadas ao novo.

O Instituto promove também um programa de aproximação entre startups e grandes empresas, o Conecta, e o Caldeira Sessions, com encontros e palestras sobre temas relacionados à nova economia. Estão em andamento projetos sociais com moradores do bairro Humaitá e de desenvolvimento urbanístico da região.

Em troca do esforço dos estudantes, as empresas do instituto deverão oferecer mentoria, oportunidades de entrada no mercado de trabalho e, eventualmente, até capital de risco para as boas ideias nascidas das startups concebidas dentro das universidades.

Roberta Bussamara Rodrigues, Diretora do Zenit, da UFRGS, sinaliza que a parceria beneficiará os estudantes no acesso às oportunidades nas empresas, fazendo a ponte entre as pesquisas já em curso na UFRGS. “Os principais ativos da universidade pública são a excelência em pesquisa e o capital humano. A parceria permite a entrada de empresas mais maduras, maiores ao desenvolvimento de um projeto de pesquisa da universidade”, ressalta.