Publicado em: 18/06/2020

Hall da Fama CEI apresenta a empresa graduada Mconf

mconfsite_1_original

logo_footer

No Hall da Fama CEI da semana passada, apresentamos a Otus Solutions. Hoje é dia de contar um pouco sobre a Mconf, empresa graduada no CEI no ano de 2018.

A Mconf é uma empresa que desenvolve sistemas de conferência web, baseado em software livre, que permite comunicação em tempo-real entre múltiplas pessoas com compartilhamento de áudio, vídeo, apresentações, entre outros recursos. Além disso, a Mconf foi destaque em diversos eventos, representando o conceito de inovação do Instituto de Informática da UFRGS.

A Mconf foi uma empresa incubada no CEI-INF e contou com o suporte necessário de infraestrutura, consultorias aos empreendedores em diferentes campos de conhecimento, apoio para a participação de eventos e outras ferramentas e recursos que contribuem para o sucesso no negócio.

A empresa começou no ano de 2013 como um grupo de trabalho que teve a duração de três anos. Este projeto contou com a  parceria entre a Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) e a UFRGS. A ideia inicial era que a empresa criasse apenas uma parte do projeto, mas, ao longo do tempo, a equipe da Mconf notou que o produto desenvolvido tinha potencial para atingir outras instituições de ensino e auxiliar no crescimento do ensino a distância (EAD) com um serviço agregado de videoconferência online.

Com o conhecimento desenvolvido durante a incubação no CEI e a capacidade técnica de sua equipe, foi possível promover o lançamento de sua ferramenta Elos no ano de 2018. Esta é uma plataforma que opera como um sistema de comunicação ao vivo que funciona totalmente online no qual não é necessário nenhum tipo de instalação em seu dispositivo e promove webconferências em tempo real, compartilhamento de apresentações e vídeos, compartilhamento de tela, quadro branco para anotações, gravação da conferência, chat público e privado, histórico e relatórios de uso da conferência, notas compartilhadas e integração com Moodle e outras plataformas.

A equipe da Mconf é composta pelo time de desenvolvimento, que é a maior parte da empresa e é dividido entre Live, Portal e Balanceador de Carga; o time de suporte; de comunicação e design; além da equipe financeira, administrativa e de Recursos Humanos. Independente do time, todos os membros da Mconf são convidados a dar sugestões e participar da tomada de decisões da empresa tornando, assim, o ambiente mais participativo.

A Mconf possui diversos parceiros de relevância tais como: Rede Nacional de Pesquisa (RNP), BigBlueButton, Rocket.Chat, Adapta, CEI e UFRGS – na qual utiliza a ferramenta da Mconf para reuniões institucionais e realizações de aulas remotas em época de pandemia.

Para saber mais sobre a empresa, acesse: