Publicado em: 02/08/2022

Missão Internacional Anprotec

A edição deste ano aconteceu entre os dias 20 a 24 de junho, quando a Delegação brasileira completou agenda de atividades em Boston.

Sem Título-5

A Missão Internacional é uma iniciativa realizada pela Anprotec, em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e o Ministério das Relações Exteriores (MRE). A diretora do CEI, Luciana Nedel participou desta edição que ocorreu nos EUA.

O primeiro dia de atividades ocorreu na manhã do dia 20 de junho, quando os participantes foram recebidos no Consulado Geral do Brasil em Boston. Na ocasião a delegação recebeu as saudações e boas-vindas do embaixador Benedicto Fonseca Filho e do cônsul-geral adjunto Roberto Gabriel Medeiros. Na abertura, a Anprotec destacou a intensa dedicação deste consulado junto à organização da agenda e articulação com os atores do ecossistema de inovação de Boston.

Ainda no consulado, os participantes tiveram a oportunidade de se reunir com o Diretor de Parcerias-USA South-East & LATAM, Joe Sanchez e compreender os principais programas e estratégias da Aceleradora Techstars. Na sequência, foi realizada a apresentação do Sr. Ben Linville-Engler – Massachusetts Technology Collaborative, responsável pela estratégia de investimento no Ecossistema de Boston para conduzir o seminário sobre o Ecossistema de Inovação da mesma região.

Seguindo com a agenda de atividades em Boston, os participantes visitaram diversas instituições que integram o ecossistema de inovação local. Entre as visitadas instituições estão Innovation Studio (District Hall), Roxbury Innovation Center, Bavson College, New Urban Mechanics Bosten e Embraer X.

Na última semana, os participantes completaram a agenda de atividades em Boston. A delegação visitou o MIT Regional Entrepreneurship Acceleration Program (REAP) – Programa de Aceleração do MIT, o Cambridge Innovation Center (CIC) e o IXL Center. No dia 23/06, quarto dia de Missão Estados Unidos, a Delegação Brasileira começou a manhã de visitas técnicas no The Engine, a Incubadora de Tough Tech (junção entre Ciência e Engenharia) do MIT. O The Engine faz a ponte entre a descoberta e a comercialização dessas soluções, capacitando tecnologias disruptivas através de capital de longo prazo, conhecimento, redes de conexão, e fornecendo os equipamentos especializados e laboratórios que estas precisam para prosperar.

Na parte da tarde, a Delegação seguiu para o Programa de Aceleração do MIT, intitulado MIT Regional Entrepreneurship Acceleration Program (REAP). O REAP oferece oportunidades para que comunidades em todo o mundo se envolvam com o MIT, em uma abordagem prática e baseada em evidências, visando fortalecer ecossistemas empreendedores voltados à inovação.

A Delegação finalizou o dia no Cambridge Innovation Center (CIC). Há mais de 20 anos, o CIC se foca em fortalecer comunidades, construir ambientes de trabalho colaborativos, e criar uma programação impactante para atrair e dar suporte aos melhores empreendedores e a seus times.

No último dia da Missão em Boston, dia 24/06, por sua vez, a Delegação reuniu-se novamente no Consulado-Geral do Brasil em Boston no primeiro horário da manhã, onde foram apresentados à Aceleradora Harvard Alumni Entrepreneurs (HAE Accelerator). A Aceleradora HAE é um programa de 10 semanas para empresas que estão no início da carreira, projetado para dar às empresas fundadas por ex-alunos as ferramentas necessárias para se alcançar o próximo nível.

Ainda na parte da manhã, a Delegação visitou o IXL Center, Centro de Inovação que auxilia empresas parte da “Fortune 1000”, startups e executivos de inovação a construírem capacidades para criar avanços inovadores e impulsionar um crescimento sustentável de alto desempenho e inovação em suas organizações.

A última visita da Delegação na cidade de Boston, no que lhe concerne, foi na parte da tarde – quando tiveram contato com a Incubadora de Climatech Greentown Labs. Como a maior incubadora de tecnologia climática da América do Norte, a Greentown Labs reúne startups, empresas, investidores, formuladores de políticas e muitos outros com foco em soluções climáticas em escala.

Fonte: Anprotec

Sem Título-2 Sem Título-1 Sem Título-5 Sem Título-4 Sem Título-3