Contato
Publicado em: 14/04/2022

O metaverso e o CEI

Despontando no quesito tecnologia, o CEI recriou suas instalações físicas em um ambiente virtual 3D no Hubz Mozilla.

cei-mozilla-hubz

cei-mozilla-hubz

Atualmente, o termo “metaverso” é utilizado para denominar um mundo virtual que, de certa forma, tenta replicar o mundo real por meio de dispositivos digitais. Representa um mundo aberto, um espaço coletivo e virtual, compartilhado e tridimensional, constituído pela soma da realidade virtual, realidade aumentada e a internet, onde os usuários podem explorar e interagir com conteúdos e outras pessoas por meio de avatares.

Apesar de ser um tema que tem repercutido em diversas mídias, “o metaverso ainda não existe, o que nós temos são construções colaborativas”, diz Luciana Nedel, diretora do CEI.

Ao trazer conceitos da vida real (como a exclusividade e a interatividade) o metaverso pode gerar experiências imersivas. Seguindo com a inovação para propiciar meios onde os dispositivos representam o portal que conecta os usuários ao meio digital, o CEI desenvolveu um exemplar de metaverso dentro da plataforma Mozilla Hubs.

A incubadora do Instituto de Informática da UFRGS construiu uma réplica em 3D com todas as instalações para que as pessoas possam interagir no ambiente virtual. O CEI 3D é uma plataforma de realidade aumentada que simula o próprio espaço físico e tem a possibilidade de interação com as pessoas que estão on-line. “O intuito dessa inovação é poder receber visitas virtuais e as empresas que lá estão, sem a limitação do espaço real”, comenta Nedel.

Para que todos possam conhecer e experimentar a plataforma, o CEI criou um passeio virtual para divulgar e também possibilitar a quem não conhece a imergir no espaço. Para proporcionar uma imersão mais intensa, recomenda-se o uso de óculos de realidade virtual e a navegação pelo Google Chrome.

Clique aqui para acessar.