Publicado em: 14/10/2021

TideSat é destaque em matéria da AZO – Space of Innovation

TideSat, empresa incubada no CEI, saiu em mais uma matéria de destaque, dessa vez no blog da AZO.

tidesat (1240 x 901 px)

Recentemente, a TideSat, empresa incubada no CEI, saiu em mais uma matéria de destaque, dessa vez no blog da AZO – Space of Innovation, que é uma empresa parceira da Comissão Europeia e da Agência Espacial Europeia.

Sem título

A entrevista tratou da participação da TideSat na edição de 2020 da “Galileo Masters”, competição de inovação no setor espacial promovida pela AZO, que contou com mais de 300 participantes de 30 países, que submeteram 130 propostas de negócios baseadas em satélites de navegação. A TideSat conquistou o primeiro lugar na categoria universitária da competição, sendo agraciada com um prêmio de mil euros e o patrocínio de até 62 mil euros para aceleração da incubação.

A startup é formada por alunos da UFRGS, doutorandos do Programa de Pós-Graduação em Sensoriamento Remoto e graduandos do Instituto de Geociências e do Instituto de Informática. A TideSat está desenvolvendo um serviço completo de assinatura para monitoramento do nível da água de rios, mares e represas. A solução permite a medição do nível da água à distância utilizando satélites em órbita da Terra. O sensor é baseado na tecnologia de “Internet das Coisas”, transmitindo em tempo real para os assinantes os dados medidos pelo sensor em campo.

O monitoramento do nível da água é uma importante ferramenta para a mitigação de danos causados por enchentes e secas. Com o slogan “monitore o nível da água onde quiser, acesse de onde estiver”, a startup busca facilitar o acesso a essa tecnologia, principalmente em regiões historicamente negligenciadas.

Confira a matéria completa no endereço abaixo: