Contato
Publicado em: 10/01/2023

Tidesat está em 1º lugar para fomento a negócios inovadores

tidesat (1240 x 901 px)

 

tidesat (1240 x 901 px)

Tidesat, startup incubada no CEI, se destaca em 1º lugar dentre 433 propostas de fomento a negócios inovadores submetidas para o programa Centelha RS. O Centelha RS, foi promovido pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e pela Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) em parceria com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e executado no estado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Rio Grande do Sul (FAPERGS),

O programa avaliou as propostas ao longo de três etapas classificatórias, selecionando apenas 50 para final. Os critérios de avaliação foram desde ideias inicias até o potencial de inovação e de mercado. A TideSat é fundada por graduandos, pós-graduandos e um docente da UFRGS, e oferece por meio de software e hardware o monitoramento do nível da água em rios, lagos, represas e no mar.

A inovação tecnológica da Tidesat está baseada no seu sensor remoto de nível da água desenvolvido em pesquisas da UFRGS, que utiliza ondas de rádio de satélites como GPS para monitorar corpos hídricos à distância. A Tidesat já foi reconhecida internacionalmente, devido a sua inovação, em premiações nas competições: alileo Masters 2020 University Challenge e o Galileo Incubation Bootcamp 2020, financiadas pela Comissão Europeia.

Com o fomento financeiro do programa Centelha RS, a startup poderá completar o sensor com a tecnologia de internet das Coisas (IoT), para transmissão dos dados coletados em campo para a nuvem.