Publicado em: 09/06/2020

UFRGS é a segunda melhor federal do Brasil

Universidade ocupa a quinta posição dentre as brasileiras e a 476ª colocação mundial

79c932fe-153e-4bcf-9a61-bf231c49317c

A UFRGS é a segunda melhor universidade federal do Brasil, segundo o ranking The Center for World University Ranking (CWUR) 2020-2021, divulgado nesta segunda-feira, 8 de junho. O levantamento também aponta que a Universidade é a quinta melhor universidade do país; mundialmente, a UFRGS ocupa a 476ª posição.

Entre as instituições brasileiras, a Universidade subiu uma posição em relação ao CWUR 2019-2020. No ranking do ano passado, a UFRGS tinha conquistado a sexta colocação, atrás de USP, UFRJ, Unicamp, Unesp e UFMG. No levantamento deste ano, a Universidade passou a UFMG, obtendo a quinta colocação. Em comparação com as universidades latino-americanas, a instituição ocupa o 9º lugar.

O CWUR avalia os seguintes dados: qualidade da educação (número de egressos que receberam prêmios de alto nível), empregabilidade de alunos (número de egressos que possuem posições de destaque em grandes empresas), qualidade do corpo docente (número de professores que receberam prêmios de alto nível) e performance de pesquisa (dividida nos itens: produção de pesquisa, publicações de alta qualidade, influência e citações). A metodologia dá o mesmo peso ao ambiente educacional e à pesquisa. Anualmente, o levantamento avalia 2 mil universidades de todo o mundo.

As primeiras colocações mundiais deste ano seguem sendo ocupadas por instituições norte-americanas e britânicas. As cinco primeiras são Universidade de Harvard (EUA), Instituto de Tecnologia de Massachussets (EUA), Universidade de Stanford (EUA), Universidade de Cambridge (Reino Unido) e Universidade de Oxford (Reino Unido). A universidade brasileira melhor colocada, a USP, conquistou o 103º lugar mundial.

A lista completa de universidades avaliadas e suas posições, os indicadores utilizados e mais informações sobre a metodologia podem ser acessados no site do CWUR.