Português English
Contato

ECOA 2026 — IV Escola de Computação Avançada

Chamada para Participação

A Computação ocupa hoje um espaço cada vez mais amplo na ciência, na indústria e na sociedade. Novas tecnologias alteram não apenas a capacidade dos sistemas computacionais, mas também a maneira como dados são explorados, problemas científicos são investigados, software é desenvolvido, conhecimento é produzido e profissionais são formados. Ao mesmo tempo, a crescente integração da Computação com outras áreas cria novas oportunidades de pesquisa e exige novas formas de compreender os limites, as possibilidades e os impactos das tecnologias que desenvolvemos.

Mais do que acompanhar o surgimento de novas tecnologias, a comunidade de Computação é chamada a compreender as transformações que elas provocam na própria área. Novos paradigmas computacionais, diferentes formas de interação entre pessoas e máquinas, arquiteturas e infraestruturas emergentes e novas ferramentas para criação e análise de informação estão modificando práticas consolidadas. Essas transformações também levantam questões que ultrapassam os aspectos estritamente técnicos, envolvendo ciência, educação, formação profissional, mercado de trabalho e a relação da Computação com a sociedade.

É nesse cenário que o PPGC promove a IV Escola de Computação Avançada (ECOA 2026), que será realizada nos dias 21 e 22 de outubro, durante a Semana Acadêmica do Instituto de Informática da UFRGS. Em sua quarta edição, a ECOA propõe um espaço para discutir diferentes dimensões da Computação contemporânea e refletir sobre os caminhos que se abrem a partir das transformações em curso na área, mantendo como referência o rigor técnico e científico que orienta a formação e a pesquisa no PPGC.

A programação reunirá palestras, um painel temático e uma sessão de pôsteres de alunos, contemplando perspectivas técnicas, científicas e profissionais. Entre os temas abordados estão exploração de dados, Internet e suas estruturas, sistemas computacionais na borda, Computação de Alto Desempenho aplicada à ciência, desenvolvimento de software, formação profissional, realidade virtual, síntese de imagens e novas formas de interação com sistemas computacionais. O painel “Como você integra a IA generativa no seu dia-a-dia de pesquisa e desenvolvimento?” reunirá alunos, professores e profissionais para uma discussão a partir das experiências concretas de diferentes integrantes da comunidade.

A sessão de pôsteres complementa a programação ao criar um espaço de interação entre os participantes e os alunos do PPGC, permitindo conhecer trabalhos em desenvolvimento, trocar experiências e aproximar diferentes perspectivas sobre a pesquisa em Computação.

Venha participar deste espaço de formação, reflexão e diálogo sobre uma área em constante transformação. Em especial aproveite a oportunidade para discutir e influenciar a construção dos novos caminhos na área de Computação.

Inscrições

As inscrições vão abrir no dia 1 de setembro, no link https://centraldesistemas.sbc.org.br/ecos/ecoa2026/

Devido a limitações de espaço, as inscrições serão limitadas a 270 pessoas, e atendidas no modelo first come-first serve. Será cobrada uma taxa simbólica de R$ 30,00 para confirmação da inscrição. As inscrições não serão reembolsadas.

Todos os participantes receberão um certificado da SBC de participação.

AWS AI League – Workshop “Construindo Agentes de IA na Prática”

A ECOA 2026 tem a satisfação de anunciar o workshop prático e competitivo “AWS AI League: Construindo Agentes de IA na Prática com Amazon Bedrock AgentCore”, ministrado por Lenilson Vilas Boas e Tiago Simão (Solutions Architects da AWS e membros do time técnico global do torneio). No dia 20 de outubro de 2026, os participantes colocarão a mão na massa para projetar, integrar e avaliar agentes autônomos com raciocínio em múltiplas etapas, guardrails e funções serverless, acompanhando a evolução de seus agentes em um placar ao vivo. Promovido pela AWS, o minicurso conta com apenas 80 vagas. Para participar, é necessária uma inscrição adicional.

Para mais informações e como se inscrever, visite o link https://www.inf.ufrgs.br/ppgc/aws-ai-league-ecoa-2026-workshop-construindo-agentes-de-ia-na-pratica/ .

Auxílio Viagem (Travel Grants) para Estudantes

Atenção: O prazo de submissões foi prorrogado para 16 de outubro, com novos grants sendo concedidos até a disponibilidade orçamentária.

Temos a satisfação de anunciar que a ECOA 2026 oferecerá auxílios de viagem (travel grants) para apoiar a participação de estudantes no evento. Estes auxílios visam ampliar a diversidade e a participação na ECOA 2026, ajudando a custear a presença de estudantes com recursos limitados. A Comissão Organizadora está empenhada em conceder apoio ao maior número possível de candidatos elegíveis. Como os recursos orçamentários são limitados, apenas um subconjunto de propostas devidamente justificadas será contemplado. Os auxílios destinam-se a reembolsar apenas parcialmente as despesas, a fim de viabilizar o apoio ao maior número possível de estudantes.

Mais informações, prazos e instruções sobre como aplicar podem ser encontradas em https://www.inf.ufrgs.br/ppgc/chamada-de-auxilio-viagem-para-estudantes-ecoa-2026/.

Datas e Formato

A ECOA 2026 será realizada de 21 a 22 de outubro de 2026. A Escola será realizada no Centro de Eventos do Instituto de Informática da UFRGS.

Programação Preliminar do Evento (clique na imagem para aumentar o tamanho)

Para mais informações sobre o Workshop AWS e como se inscrever, clique aqui: https://www.inf.ufrgs.br/ppgc/aws-ai-league-ecoa-2026-workshop-construindo-agentes-de-ia-na-pratica/

 

Patrocínio

Apoio

             

Local