Publicado em: 01/09/2020

Ciclo de Palestras

IEEE CASS RS Talks 2020

Nesta sexta-feira, dia 04/09 às 13h30min (Horário de Brasília) ocorrerá a palestra Hardware Security: Functional Encryption and Chip Authentication” ministrada pelo Professor Keshab K. Parhi (University of Minnesota, USA). A transmissão será feita pelo canal do YouTube do IEEE CASS Rio Grande do Sul Chapter.

Esta palestra apresentará abordagens para “functional obfuscation” em que a funcionalidade é escondida pela incorporação de chaves a um projeto de forma que o circuito só funcione corretamente se a chave estiver correta. Vários modos são introduzidos de forma que apenas a tecla correta acione a funcionalidade correta do chip. Um dos objetivos é evitar que as fundições fabriquem peças excedentes e que fornecedores terceirizados vendam no mercado negro. Outro objetivo é evitar o roubo de propriedade intelectual. Um terceiro objetivo da ofuscação é evitar a engenharia reversa.

Será apresentada na palestra as noções de ofuscação fixa e dinâmica. Assim, será mostrado que o tempo para encontrar a chave por tentativa e erro pode ser aumentado exponencialmente em relação ao número de bits de chave com ofuscação dinâmica. Na segunda parte da palestra, será discutida a autenticação de chip usando funções físicas não clonáveis ​​(PUFs). Esses são pequenos circuitos que podem explorar as variações do processo de fabricação para gerar assinaturas exclusivas de chips. Essas assinaturas exclusivas, na forma de pares de desafio-resposta, podem ser armazenadas em um servidor e podem ser usadas para autenticar dispositivos. Vários PUFs baseados em atraso incluem PUF multiplexador (MUX) e PUF de oscilador em anel.

O palestrante, Keshab K. Parhi, recebeu o B.Tech. grau do Instituto Indiano de Tecnologia (IIT), Kharagpur, em 1982, o M.S.E.E. diploma da University of Pennsylvania, Philadelphia, em 1984, e o Ph.D. graduado em EECS pela University of California, Berkeley, em 1988. Ele está na Universidade de Minnesota, Minneapolis, desde 1988, onde atualmente é Professor Distinto da Universidade McKnight e Professor Edgar F. Johnson no Departamento de Engenharia Elétrica e de Computação. Ele publicou mais de 650 artigos, foi autor do livro VLSI Digital Signal Processing Systems (Wiley, 1999) e co-editou o livro de referência Digital Signal Processing for Multimedia Systems (Marcel Dekker, 1999). O Dr. Parhi é amplamente reconhecido por seu trabalho em transformações de alto nível de cálculos de fluxo de dados iterativos e por sua pesquisa sobre aceleradores de hardware para processamento de sinais e sistemas de rede. Sua pesquisa atual aborda aceleradores VLSI para processamento de sinal e aprendizado de máquina, incluindo aprendizado profundo, neurociência baseada em dados, segurança de hardware e computação molecular.