
A Sociedade Brasileira de Computação (SBC) todos os anos premia membros da comunidade que se destacam em diversas áreas acadêmicas. Os prêmios são, por natureza e regulamento, distintos entre si, e contemplam diversos nomes que de alguma maneira contribuíram com a área. No 38º Congresso da Sociedade Brasileira de Computação (CSBC 2018), que está ocorrendo entre os dias 22 e 26 de julho, em Natal – Rio Grande do Norte, houve a cerimônia de entrega desses prêmios.
Neste ano, o Instituto de Informática foi contemplado em três premiações. No 31º Concurso de Teses e Dissertações (CTD), o aluno Jhonny Mertz ganhou o prêmio de 2ª melhor dissertação de mestrado com o trabalho “Understanding and Automating Application-level Caching” orientado pela Professora Ingrid Nunes. Já no 37º Concurso de Trabalhos de Iniciação Científica (CTIC), o aluno Augusto B. Corrêa juntamente com os Professores André G. Pereira e Marcus Ritt ganharam o prêmio de melhor trabalho com o artigo “Domain-Dependent Heuristics and Tie-Breakers: Topics in Automated Planning”.
Também houve a entrega para o Professor José Palazzo do Prêmio Newton Faller, que homenageia membros da SBC que se distinguiram ao longo da vida pelos serviços prestados à Sociedade. O nome do prêmio é uma homenagem ao Professor Newton Faller, que foi pesquisador do Núcleo de Computação Eletrônica da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e é uma grande personalidade da computação brasileira, tendo falecido em 1996.
O Instituto de Informática parabeniza professores e alunos pelas premiações, especialmente o Profº Palazzo pela conquista de um Prêmio de tamanha notoriedade no meio acadêmico. Dessa forma, mais pessoas se sentem estimuladas a apoiarem a Sociedade Brasileira de Computação e, mais que isso, o saber científico.

Profª Ingrid Nunes (à esquerda) ao lado de Jhonny Mertz.

Os vencedores das premiações do CSBC 2018.

Profº José Palazzo na CSBC 2018.