Publicado em: 15/09/2022

Palestra Presencial – Eng. de Software

O encontro promovido para os alunos da disciplina de Engenharia de Software estende-se aos demais interessados por tratar de um tema de grande importância para a área.

A importância da Engenharia de Software nas carreiras de Tecnologia é o tema da próxima Palestra Presencial que acontecerá no dia 22 de setembro, às 10:30, ministrado por Roberto Dias. A Professora do Instituto de Informática, Lucineia Heloisa Thom, irá promover a palestra baseada no contexto da disciplina “Engenharia de Software N”, oferecida aos alunos do 5º período do curso de Ciências da Computação, que trata sobre a engenharia, crise, produção, ciclo de vida, especificação de requisitos, projeto, implementação, teste e a documentação do software.

Na palestra será discutido sobre como a indústria de software assumiu considerável protagonismo nos últimos anos, se tornando um dos pilares da revolução econômica e social de nossa era. Será feita uma breve análise sobre a atual competitividade do mercado na qual produtos e necessidades mudam muito rápido, havendo cada vez menos espaço para reinventar a roda, ou para criar softwares com ciclos muito longos de produção. Para concluir, será destacado como o dinamismo da indústria de tecnologia e inovação digital acabam sendo suportados diretamente pelas boas práticas de engenharia de software nas carreiras de tecnologia.

O palestrante Roberto Dias é Diretor de Engenharia de Software na ADP Brazil Labs. Formado em Ciência da Computação pela UFRGS e com MBA em gestão de Tecnologia da Informação pela UNISINOS. Ele possui mais de 18 anos de experiência em áreas como desenvolvimento de software, ciência de dados e gestão de inovação.