Publicado em: 21/08/2019

Programação dos 30 anos do INF abre o semestre

As atividades ocorreram na manhã de ontem (20/08), com solenidade de inauguração das fotos na galeria dos ex-diretores, café da manhã para a comunidade acadêmica, e aula magna com o Prof. Luís Lamb.

inf

Foto: Gustavo Diehl

Na manhã de ontem, 20/08, uma série de atividades abriu oficialmente o semestre 2019/2 no Instituto de Informática. Alunos, professores e servidores puderam confraternizar e celebrar as três décadas do INF, lembrando que durante o segundo semestre várias atividades serão realizadas tendo como slogan “INF – UFRGS 30 anos”, conforme já adiantamos por aqui.

Em um primeiro momento, ocorreu a solenidade de inauguração da foto oficial da Direção que ficou à frente do INF de 2011 a 2016 — na sala 220 do Prédio 43412, com a presença do reitor da Universidade Rui Oppermann, e da vice-reitora Jane Tutikian. As fotos são do ex-diretor Luís da Cunha Lamb e da ex-vice-diretora (e atual diretora) Carla dal Sasso Freitas. A vice-reitora Jane Tutikian destacou o trabalho do docente quando ele era Pró-Reitor de Pesquisa, entre 2016 e 2019. “Durante o tempo em que ele esteve à frente da PROPESQ, demos um salto na pesquisa, apesar de já estarmos vivendo tempos difíceis”, disse. O reitor Rui Oppermann ressaltou o comprometimento no trabalho do professor Lamb e dos diretores que o sucederam. “O Instituto de Informática é tão enraizado e legitimado dentro da Universidade, apesar de ser uma Unidade tão jovem, graças ao trabalho de todas essas pessoas que estão aqui na galeria”, disse. “Isso mostra a capacidade que toda a comunidade da Informática tem de trabalhar na missão da UFRGS, que é formar pessoas, fazer pesquisa e também promover geração de riqueza, como aponta o professor Lamb”, concluiu.

inf2

Após a solenidade, ocorreu o café de confraternização em frente aos prédios 43.425 e 43.424, celebrando com toda a comunidade o início do semestre. Por fim, o Prof. Lamb ministrou a palestra “Universidades de Pesquisa: Locus do Conhecimento e Geração de Riqueza”, no auditório principal do Instituto, em que abordou a geração de conhecimento a partir das Universidades, com foco em desenvolvimentos recentes em Ciência da Computação e Inteligência Artificial. Os alunos prestigiaram em peso as atividades.

A programação segue ao longo do semestre, com palestras e outras atividades e pode ser conferida aqui.

Continue acompanhando O “INF – UFRGS 30 anos”

Confira aqui o site do Colóquio INF – UFRGS 30 anos.

Já nos segue no Instagram? Acesse o perfil aqui.

Quer aderir à nossa campanha no Facebook: “Faço parte dessa história!”? (confere aqui)

Colabore com a campanha “Queremos nos reconectar com você” acessando a pesquisa aqui.

Além disso, interaja com a hashtag #InfUFRGS30anos