Publicado em: 23/07/2020

Reconecta UFRGS

O projeto “Reconecta UFRGS” visa destinar computadores para alunos carentes da instituição.

Diante da pandemia que estamos enfrentando no mundo, o professor titular do Instituto de Informática da UFRGS Renato Peres Ribas, desenvolveu o projeto “Reconecta UFRGS”. De caráter emergencial, a iniciativa visa destinar computadores para alunos e alunas da instituição em vulnerabilidade socioeconômica, com o objetivo de auxiliar os seus estudos.

“A ideia do projeto Reconecta UFRGS surgiu a partir de outro projeto (o Centro de Recondicionamento de Computadores – CRC Zenit) que a UFRGS realiza com o Parque Científico e Tecnológico Zenit em parceria com a ONG NCC Belém e com o auxílio do financiamento do MCTI (Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações). O Reconecta é idealizado pela equipe do CRC para, em particular, atender os estudantes em vulnerabilidade social da UFRGS, ou seja, os alunos que recebem o benefício PRAE”, explica o professor Renato Ribas.

A ação de apoio aos CRCs envolve a Administração Federal e seus parceiros na oferta de equipamentos de informática recondicionados, doados em plenas condições operacionais a Pontos de Inclusão Digital (PIDs), tais como telecentros, escolas e bibliotecas públicas. Além de promover a revitalização de Pontos de Inclusão Digital também capacita o jovem não somente para o mundo do trabalho, mas também para a vida adulta autônoma, promovendo sua formação cidadã. Os CRCs, ao final do processo de recondicionamento, promovem ainda o descarte dos resíduos de equipamentos eletroeletrônicos de forma ambientalmente correta, por meio de empresas certificadas, de acordo com a Lei nº 12.305/2010, que Institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos.

Primeiramente, os computadores passam por um processo de recondicionamento e formatação com instalação de sistema operacional livre. Após recondicionados, os equipamentos são redistribuídos para os estudantes cadastrados no Reconecta UFRGS, por meio de sorteio com data a ser definida de acordo com a disponibilidade das máquinas. “O objetivo é receber computadores, notebooks, tablets e monitores que auxiliem nos estudos dos alunos. Mas se vier junto outros equipamentos eletrônicos (impressoras por exemplo) nós podemos receber, pois damos destinação correta de descarte aos resíduos eletrônicos”, disse o professor.

Quem puder e tiver interesse em doar computadores usados (funcionando ou não), deve preencher o formulário de doação no site. Nele, também é possível baixar o formulário para quem deseja receber um equipamento. “Passamos um mês idealizando o projeto e organizando a rede de colaboradores. Lançamos ele no último sábado (18/07) e temos até agora cerca de 300 doadores e 200 estudantes cadastrados para receberem os equipamentos”, explica Ribas.

Para planos futuros, o professor Renato Ribas comenta que a ideia é fazer algo permanente dentro da universidade para tratar dos equipamentos patrimoniados da própria UFRGS que estão para serem descartados. “O CRC trata atualmente destes equipamentos, mas, por questão de legislação não pode ser destinado aos alunos. Estamos construindo um caminho de possibilidades e por isso, as iniciativas do CRC e do Reconecta são os passos iniciais”, finaliza.

Mais informações pelos telefones (51) 99369-4307, 98907-2710, 98638-6971 ou pelo e-mail