Publicado em: 30/07/2021

Student Innovation Challenge 2021

Equipe de estudantes do INF-UFRGS ganha o Audience Choice Award em desafio internacional de interação háptica.

O time formado pelos mestrandos do PPGC Franklin Bastidas, Yhonatan Iquiapaza, Mariane Giambastiani, Carlos Johansson e pelo egresso do mestrado do PPGC Renan Guarese (atualmente doutorando no RMIT, Australia), apresentou o trabalho Vibrotactile Data Physicalization, orientado pelo Prof. Anderson Maciel com a participação da Profa. Luciana Nedel, orientadora de alguns membros da equipe, e do Prof. Victor Adriel Oliveira da FHSTP (Áustria) egresso do mestrado e doutorado do PPGC.

O Student Innovation Challenge é parte do programa da World Haptics Conference, o principal evento científico de computação háptica do mundo, que ocorre a cada dois anos. A cada edição, a organização apresenta um kit de desenvolvimento inovador e aceita submissões de propostas de projeto para resolver algum problema de háptica usando o kit. Neste ano, o kit consistiu de uma placa amplificadora Syntacts, 8 atuadores vibrotáteis, 1 Rasberry Pi 4 e sensores de pressão.

Autores submetem propostas e o comitê escolhe 6 finalistas. As equipes finalistas recebem um exemplar do kit para desenvolverem seus projetos. Depois, apresentam demonstrações durante o evento, onde os premiados são escolhidos.

O trabalho da equipe do INF-UFRGS usou o kit para produzir fisicalização, o análogo háptico para visualização. Os atuadores vibrotáteis foram instalados nos dedos do usuário, que ao tocar num gráfico, seja em papel ou em um monitor de vídeo, sente padrões modulados de vibração que comunicam informações além daquelas transmitidas pelas cores do gráfico. Um mapa de casos e Covid-19 na América do Sul foi usado como estudo de caso.

O INF-UFRGS já foi premiado anteriormente duas vezes no WHC-SIC. A primeira em 2015 em Chicago, com o trabalho “Invisible Password” e a segunda em 2019 em Tóquio, com o trabalho “Balance Haptics Framework and Applications“.

Clique aqui para visualizar o vídeo do trabalho.